Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão do Consumidor avança com aval a proposituras voltadas à segurança e transparência nas relações de consumo

14 de Maio de 2025 às 14:24
Crédito: Hellenn Reis
Comissão do Consumidor avança com aval a proposituras voltadas à segurança e transparência nas relações de consumo
Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor

Sob a presidência do deputado Veter Martins (UB), a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, da Assembleia Legislativa, realizou reunião, nesta quarta-feira, 14. Durante o encontro na Sala Júlio da Retífica, parlamentares deliberaram sobre a distribuição e a aprovação de iniciativas voltadas à proteção dos consumidores goianos.

A comissão aprovou o projeto de lei nº 19019/24, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD), que estabelece normas obrigatórias para estabelecimentos comerciais que realizam transações com cartões de débito ou crédito. A proposta visa a aumentar a segurança e prevenir fraudes, determinando a adoção de procedimentos padronizados, especialmente em casos de falha técnica nos equipamentos de pagamento.

Entre as medidas previstas, destaca-se a verificação prévia do funcionamento das máquinas de cartão antes de qualquer operação, garantindo que os dispositivos estejam conectados e em pleno funcionamento.

Projetos distribuídos

Na reunião, diversos projetos foram distribuídos para análise dos membros da comissão:

Cimento em sacos menores

O deputado Amilton Filho (MDB) ficou responsável por relatar o processo nº 1619/23, do deputado Amauri Ribeiro (UB), que obriga a venda de cimento em embalagens de 25 kg em Goiás. A medida tem como foco reduzir riscos à saúde de trabalhadores da construção civil e permitir que consumidores adquiram o produto em menores quantidades, evitando desperdício. O autor destaca que a embalagem atual, de 50 kg, contribui para o adoecimento de trabalhadores e sobrecarrega o sistema previdenciário. A proposta segue parâmetros já adotados em países como os Estados Unidos.

Regras para alimentos a granel

Foi distribuído à relatoria do deputado Cairo Salim (PSD) o projeto de lei nº 17000/24, de autoria do deputado Anderson Teodoro (Avante), que estabelece critérios para a comercialização de alimentos a granel. A proposta busca garantir ao consumidor o direito de adquirir apenas a quantidade desejada, respeitando necessidades individuais e sanitárias.

Preço transparente na internet

A deputada Vivian Naves (PP) será a relatora da propositura nº 3463/24, assinada por André do Premium. A matéria determina que empresas registradas no CNPJ e que utilizam websites ou aplicativos para fins comerciais sejam obrigadas a divulgar de forma clara os preços de produtos e serviços, na mesma postagem em que são anunciados. O objetivo é assegurar maior transparência nas relações de consumo digitais em Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.