Parceria entre Minas e Goiás é exaltada pelo presidente da Assembleia Legislativa mineira
Durante sessão solene extraordinária, que acontece nesta segunda-feira, 19, presidentes de Assembleias Legislativas do país receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A homenagem reúne autoridades de diversos estados, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e secretário-geral do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Tadeu Leite (MDB).
Falando em nome dos presidentes das assembleias legislativas, Tadeu Leite agradeceu a homenagem e elogiou a condução dos trabalhos legislativos em Goiás. “É uma honra representar os parlamentos estaduais neste momento. Parabenizo o presidente Bruno Peixoto pelo compromisso e liderança à frente da Alego, que tem sido referência nacional, inclusive por seu protagonismo em temas fundamentais como a regulamentação da inteligência artificial”, afirmou.
Durante seu discurso, o deputado destacou a importância da honraria e seu simbolismo. “Servir à pátria é metade do dever. Servir à humanidade é a outra metade. A medalha que recebemos hoje reflete essa missão e evidencia o compromisso do Parlamento goiano com o bem comum em todas as suas dimensões”, pontuou, fazendo referência a um escritor e político francês.
O parlamentar também lembrou que a Assembleia de Goiás ocupa posição de destaque no ranking nacional de transparência e foi a primeira do país a regulamentar o uso da inteligência artificial em seu funcionamento. “Essa medalha carrega um pedaço de Goiás e do seu Legislativo, que trabalha incansavelmente na defesa de princípios inegociáveis”, completou.
Em sua fala, Tadeu Leite também ressaltou os laços históricos e culturais que unem os estados de Goiás e Minas Gerais: “Dividimos o Rio São Francisco, o Cerrado, a cultura caipira, a gastronomia e até o sotaque. E por que não também enfrentamos desafios comuns, como a questão fiscal. Goiás foi pioneiro ao superar o Regime de Recuperação Fiscal e aderir ao Propag, servindo de exemplo a outros estados".