"Goiás garante sustentabilidade financeira até 2027", diz Francisco Sérvulo
Na audiência pública promovida pela Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, o secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, afirmou que Goiás está em uma trajetória de equilíbrio financeiro que permitirá, a partir de 2027, uma condição de sustentabilidade de longo prazo. Mesmo sem adesão a regimes especiais de alívio na dívida, o estado terá capacidade suficiente para honrar suas obrigações, incluindo o pagamento do serviço da dívida.
O secretário destacou o esforço do Estado para alcançar esse cenário, ressaltando as reformas e medidas adotadas ao longo dos anos, que fortaleceram a gestão fiscal e permitiram avanços na execução de obras e projetos públicos. Ele reforçou a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, que tramita na Assembleia Legislativa, como instrumento fundamental para estabelecer metas claras e garantir a continuidade do crescimento econômico e social do estado.
Ao final da audiência pública desta quarta-feira, 21, o titular da pasta frisou que a gestão aprimorada do orçamento possibilita que Goiás planeje suas ações com maior segurança, ao definir recursos disponíveis e metas concretas para os próximos anos, o que é motivo de otimismo para o futuro do estado.