Talles Barreto propõe cidadania goiana ao juiz brasiliense Cristian Assis
O deputado Talles Barreto (UB) apresentou a matéria nº 14615/25, propondo a concessão do Título de Cidadania Goiana ao juiz de direito Cristian Assis, em reconhecimento aos serviços prestados ao Judiciário goiano e à sociedade. A proposta, que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), destaca a trajetória profissional e acadêmica do juiz, natural de Brasília (DF).
Assis, casado com Mércia Regina Silva Miranda de Assis e pai de três filhos, mudou-se para Goiânia na década de 1970. O magistrado iniciou sua vida acadêmica no Colégio Objetivo e cursou direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), entre 1992 e 1997. Após se formar, ele se dedicou ao ensino, lecionando em renomados cursinhos e escolas da capital goiana, como Axioma Jurídico, Tese, Lúcia Vasconcelos, Obcursos e Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg).
Em 2005, ingressou na magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), sendo integrante da 51ª Turma. Desde então, exerceu a função de juiz em diversas comarcas do estado, como Ceres, Aragarças, Iporá, Jaraguá, Anápolis, Rialma, Niquelândia, Uruana, Piranhas, Itapaci e Montes Claros de Goiás. Atualmente, é juiz titular da Vara Única de Carmo de Rio Verde.
A matéria está em tramitação na CCJ, onde aguarda relatório do deputado Gugu Nader (Avante).