Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes propõe programa de reinserçãoo social para egressos do sistema socioeducativo

23 de Julho de 2025 às 11:43

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) um projeto de lei que institui o Programa Estadual de Reinserção Social e Geração de Renda para Adolescentes e Jovens Egressos do Sistema Socioeducativo, batizado de Novo Horizonte Goiás. A proposta (n° 17007/25) oferece um caminho de reintegração social e autonomia econômica a jovens que cumpriram medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade.

De acordo com o texto, o programa atenderá adolescentes e jovens, de 16 a 24 anos, que deixaram o sistema socioeducativo, além daqueles em regime aberto que estejam em vulnerabilidade extrema. O atendimento será voluntário e priorizará pessoas sem renda, pais ou mães jovens, pessoas com deficiência, integrantes de comunidades tradicionais e em situação de rua.

O Novo Horizonte Goiás será estruturado em quatro eixos principais: Educação e Qualificação Profissional, Trabalho e Geração de Renda, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Acompanhamento Psicossocial. O programa inclui desde a oferta de cursos e vagas em instituições de ensino, até apoio à inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo. A matéria também prevê atendimento psicológico e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Para viabilizar o programa, a proposta determina que o Estado destine, anualmente, pelo menos 0,1% da receita corrente líquida para seu financiamento, além de permitir captação de recursos federais, doações e parcerias com empresas e organizações da sociedade civil. Também propõe incentivos fiscais para empresas que contratarem egressos, além de reserva de 5% das vagas em concursos públicos estaduais e possibilidade de cotas em instituições de ensino superior, respeitada a legislação federal.

Na justificativa, ele destaca dados da Superintendência do Sistema Socioeducativo de Goiás que apontam um déficit histórico na oferta de vagas para internação e a reincidência como um dos maiores desafios. Segundo o parlamentar, o projeto busca romper o ciclo de exclusão social e criminalização da juventude.“É preciso superar a lógica punitivista e apostar na construção de alternativas reais para que esses jovens possam retomar suas vidas com dignidade”, argumenta Cruvinel.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.