Vivian Naves pede concessão de título de cidadania a artista plástico mineiro
A deputada Vivian Naves (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de lei nº 28089/25, propondo a concessão do Título de Cidadania Goiana ao mineiro Américo Batista de Souza Neto.
A parlamentar conta que Neto, nascido em 30 de março de 1954, em Araguari (MG), é filho de Antônio Batista de Souza e Maria Divina Pereira. Ele é ceramista, escultor e artista plástico de reconhecido talento, tendo crescido imerso no universo da arte, acompanhando desde a infância o trabalho de seu pai, o renomado artista Antônio Poteiro, de quem herdou a sensibilidade e a tradição de moldar o barro — um ofício de origem familiar que remonta a Portugal.
Vivian destaca que o homenageado, com o passar dos anos, consolidou-se como um dos grandes nomes das artes visuais em Goiás, participando de mais de 55 exposições no Brasil e no exterior. Atualmente, dedica-se também à pintura, com um acervo superior a 80 obras que podem ser apreciadas em seu ateliê, localizado em Aparecida de Goiânia, onde continua diariamente a produzir, inspirar e compartilhar beleza e cultura.
“Sua contribuição ultrapassa o campo estético: Américo representa o diálogo entre tradição e inovação, entre o legado familiar e a criação contemporânea, elevando o nome de Goiás no cenário artístico nacional e internacional”, escreve Naves em sua justificativa.
A proposta será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para relatoria parlamentar.