Capital simbólica, Goiás recebe governadores e presta homenagens
A Assembleia Legislativa esteve representada nas solenidades de transferência da capital para a cidade de Goiás, encerradas na terça-feira 29, com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Diversas personalidades foram agraciadas, incluindo indicações feitas pelo presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, prestigiaram o evento os governadores de Mato Grosso, Roraima e Rondônia, além do vice-governador do Mato Grosso do Sul.
Na noite de terça-feira, 29, a cidade de Goiás sediou a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera 2025, principal honraria concedida pelo Governo de Goiás, a diferentes personalidades. O evento integra a programação da transferência simbólica da capital para o município e homenageou diversos nomes pelos serviços prestados ao estado.
Participaram da solenidade o governador Ronaldo Caiado (UB), a primeira-dama Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB).
Também marcaram presença o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, conhecido como Barbosinha; o governador de Roraima, Antônio Denarium; e o chefe do Poder Executivo de Rondônia, Marcos Rocha.
Durante o discurso, Caiado fez um balanço dos mais de seis anos à frente do Governo Estadual. “Cumpri o que prometi ao povo goiano. Avançamos muito. Hoje, por exemplo, somos líderes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e essa conquista é fruto de trabalho integrado”, afirmou.
O governador ainda estimou um crescimento econômico vertical para o Estado que possui as maiores reservas de terras raras do país. “O mundo vai depender desse mineral e nosso estado terá papel de destaque nesse cenário”, disse, ao comemorar a abertura de negócios com o mercado estrangeiro.
Sobre as homenagens, Caiado disse que o momento era carregado de simbolismo e emoção, já que esta será sua última participação no ato como governador de Goiás. O gestor acrescentou, ainda, que as homenagens traduzem a gratidão do estado pela contribuição de cada um em suas respectivas áreas.
Antes do encontro, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, destacou a importância das indicações feitas por ele ao governador. “Sugeri nomes que representam diferentes setores, como a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia; o vereador Sebastião Peixoto; o ex-vereador Wellington Peixoto; o secretário de Goiânia, Juliano Santana; sua esposa Julianni Santana; além de empresários, profissionais liberais e servidores da Polícia Militar".
Sebastião Peixoto, pai do presidente da Assembleia, afirmou estar honrado pelo reconhecimento recebido na noite de ontem. “Qualquer brasileiro que recebe uma comenda dessa sente dentro de si muito orgulho. Eu tenho serviço prestado em todo o estado. Sinto-me muito feliz e honrado”, pontuou.
Já o ex-vereador e diretor da Câmara Municipal de Goiânia, Wellington Peixoto, observou que a homenagem teve um valor especial por ter sido indicada pelo irmão e recebida ao lado do pai. A vice-prefeita Cláudia Lira, por sua vez, declarou: “É uma alegria estar aqui, em um momento tão simbólico para Goiás, e ainda receber essa comenda, que é a mais alta honraria do estado”.
Juliano Santana, secretário de Habitação de Goiânia, também homenageado, destacou o simbolismo da data. “A transferência da capital é um momento de grande significado para os goianos. Receber essa comenda é motivo de muita gratidão”. Sua esposa, Julianni Campos Morais Santana, secretária de Regularização Fundiária da Alego, completou: “Agradeço ao presidente Bruno Peixoto e ao governador pelo tributo e pela oportunidade de participar desse momento histórico”.
Visitas
Mais cedo, o governador visitou as sedes temporárias do Ministério Público (MP-GO), do Tribunal de Justiça (TJ) e da Defensoria Pública (DPE) na cidade de Goiás.
Durante as visitas, Caiado reforçou a importância da harmonia entre os Poderes. “Goiás mostrou que é possível governar com diálogo e união. Essa sintonia foi essencial para garantir avanços e melhorar os serviços públicos”.
No MP-GO, participou da assinatura de instalação da unidade local. Na passagem pelo TJ, foi recebido pelo desembargador Marcus da Costa Ferreira, que representou o presidente Leandro Crispim. O roteiro foi encerrado no Colégio Sant’Ana, onde ocorreu a instalação da sede da Defensoria Pública na cidade.