Voluntários da causa animal são agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo em iniciativa do deputado Veter Martins

Por iniciativa do deputado Veter Martins (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 4, sessão solene para a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a voluntários que atuam na causa animal no estado. A solenidade ocorreu no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela.
Voluntários que atuam no trabalho com animais dedicam-se a atividades como o resgate de animais em situação de risco, cuidados veterinários básicos, alimentação, higienização e apoio à adoção responsável. Eles colaboram com abrigos, organizações não governamentais (ONGs) e projetos independentes, contribuindo também com campanhas de vacinação, castração e educação sobre bem-estar animal. O trabalho é realizado de forma gratuita e, muitas vezes, em regime de plantão, especialmente em casos de emergência.
Além do parlamentar, propositor da solenidade, compuseram a mesa trabalhos: a primeira-dama de Aparecida de Goiânia, Lana Bezerra; o pároco da Igreja Santa Luzia de Aragoiânia, padre Amauri Alexandre Alvez Mazzoleni; a secretária de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Pollyana Oliveira Borges; o prefeito do município de Professor Jamil, Ney Fábio de Novaes (PT); e a fundadora do Instituto Caravana Au Móvel (Icam), Sibelle da Fonseca Okana.
Trabalho anônimo
Primeiro a fazer uso da tribuna, padre Amauri disse que os voluntários são pessoas anônimas, que zelam por animais abandonados sem buscar qualquer tipo de mérito, e parabenizou Veter Martins por reconhecer o trabalho voluntários da causa animal. “Deputado, parabenizo-lhe pela sensibilidade concreta e pelo trabalho que vem realizando com seu programa de castração de animais, prestando ajuda as pessoas que não têm condições de arcar com esses custos. Seu projeto me dá orgulho.”
O pároco também evidenciou dados sobre a situação de animais abandonado no Brasil, indicando estimativa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, que aponta que existem 30 milhões de cães e gatos em situação de rua. “O abandono é generalizado. E os motivos incluem a impulsividade na hora de adotar, a falta de conhecimento e de planejamento a longo prazo e a mudança de local de residência dos tutores”, observou.
Mazzoleni relembrou, ainda, que o abandono animal é um problema que afeta toda a sociedade, sobretudo por zoonoses, como a raiva e a toxoplasmose. Assim, ele defendeu que são necessárias políticas públicas sérias e intensa fiscalização para coibir e punir o abandono de animais. Ele encerrou sua fala com a oração de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.
Na sequência, o deputado Veter Martins afirmou que o momento era uma solenidade de justiça: “Mesmo sem estrutura, mesmo sem apoio, movidos por um senso inabalável de compaixão. É isso que vocês representam”, afirmou.
O legislador compartilhou um relato pessoal tocante sobre a chegada da cadelinha Futrica em sua vida. Um episódio que, segundo ele, transformou completamente sua relação com a causa animal. Após perder três pets da família, o deputado revelou ter firmado um pacto de não adotar mais animais, até que, em um momento delicado de sua vida, foi surpreendido por uma proposta da esposa e da filha para acolher uma nova cachorrinha.
“A Futrica chegou e, na primeira noite, quebrei o contrato que tinha feito comigo mesmo. Coloquei ela ao lado da minha cama. E, de lá para cá, ela me deu uma lição de amor. Se eu tivesse que pagar por todas as sessões de terapia que ela me proporcionou com sua presença, eu não teria condição. Dedico o meu mandato à causa animal, ao lado de vocês, ao lado de tantas ‘futricas’ espalhadas pelo Estado de Goiás”, discorreu.
Ação no município
Martins fez questão de citar prefeitos que vêm se destacando com ações concretas, como castrações de animais em situação de rua e destacou o trabalho realizado no município de Senador Canedo. “Esse trabalho me dá toda a energia necessária para entender que estamos no caminho certo. E que bom que outras pessoas também estão começando a se interessar por essa pauta. A causa animal não é política, é missão de vida.”
O deputado reiterou que a proteção animal é uma das prioridades do seu mandato e que o objetivo é que Goiás se torne referência nacional na defesa dos direitos dos animais. “Vamos fazer isso juntos, com amor, com empatia e com fé de que um dia não precisaremos mais lutar por essa causa porque não haverá mais animais abandonados”, concluiu.
A primeira-dama de Aparecida de Goiânia, Lana Bezerra, falou em nome dos homenageados e afirmou que, desde criança, sempre teve amor pelos animais e pontuou que, ao chegar à idade adulta, mesmo sem formação em veterinária, buscou atuar na causa dos bichos. Ela destacou que até poucos anos, Aparecida de Goiânia não possuía nenhuma infraestrutura de apoio a animais e, nesse sentido, ela ajudou a idealizar o Programa de Atenção ao Tratamento Animal (Pata). “Hoje, nós fazemos uma média de 20 castrações por dia, sempre com nossas parcerias, levando mutirões aos bairros e à comunidade. Nós viemos aqui para fazer diferença e servir de exemplos.”
Na sequência, ela parabenizou a todos que atuam na causa animal: “Deixo meu mais profundo respeito a todos vocês. Que nunca falte força e apoio nessa missão que todos nos inspiram”.
O prefeito de Professor Jamil, Ney Fábio de Novaes, também apresentou as iniciativas do município na proteção animal. Ao utilizar a tribuna, o gestor contou que o município realiza castrações semanais, inclusive na zona rural, e investe cerca de R$ 300 mil por mês em ração, veterinários e cuidadores.
Novaes se emocionou ao relatar seu envolvimento pessoal com a causa: “Cachorro quer carinho. E, mesmo com tratadores, sou eu quem vai ao canil todo fim de semana, baia por baia, cuidar e acompanhar”.
O prefeito também relatou o plano de construir uma clínica veterinária municipal e defendeu o intercâmbio entre municípios para fortalecer a causa animal no interior de Goiás. “Não é só política. É amor, é gratidão, é compromisso com vidas que precisam da gente”, concluiu.
Reponsabilidade constitucional
A secretária de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Pollyana Oliveira Borges, também subiu à tribuna e prestou agradecimentos aos “protetores dos animais”. Ela afirmou que a celebração “é o reconhecimento de pessoas que dedicam suas vidas a quem não tem voz, mas tem sentimentos como os humanos”.
A gestora discorreu sobre a atuação das pessoas no Programa de Atenção ao Tratamento Animal (Pata) e afirmou que o trabalho desses voluntários faz a diferença diária no município de Aparecida de Goiânia. Pollyana agradeceu o apoio do prefeito Leandro Vilela (MDB) e da primeira-dama, Lana Bezerra, pela atuação na causa animal.
“Nenhum programa público teria sentido se não fossem pelos voluntários. Vocês são heróis anônimos para nossa sociedade e merecem todo reconhecimento e apoio. Deputado Veter Martins, seu apoio a políticas públicas e o compromisso com o bem-estar animal têm sido fundamentais para nossa causa. O senhor tem mostrado que proteger animais é um ato de justiça, empatia e humanidade”, encerrou Pollyana Borges.
Secretária de Assistência Social da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lucíula do Recanto agradeceu ao deputado Veter Martins pela visibilidade à causa e lembrou que, mesmo diante de julgamentos e dificuldades, os protetores seguem firmes. “Eles latem, e eu grito. Eles não falam, mas eu falo por eles. ” Ela finalizou incentivando os presentes a continuar: “Vocês são heróis. E essa luta vale cada esforço. ”
A fundadora do Instituto Caravana Au Móvel (Icam), advogada ambientalista Sibelle da Fonseca Okan afirmou que os homenageados na solenidade são “anjos mensageiros da vida, que zelam de animais que sofreram as maldades e perversões de pessoas ruins”.
Sibelle Okan lembrou que a Constituição Federal de 1988 incumbe ao Estado o dever de zelar pelo bem-estar animal e parabenizou o deputado Veter Martins, pela atuação no tema. “O senhor honra a Constituição brasileira. O clamor por atitude encontrou respaldo em um gabinete verdadeiramente comprometido e dedicado à solução de um problema tão grande, que nunca foi levado a sério. Assim, o senhor motiva outros parlamentares. Quando o poder público quer, ele consegue fazer em tempo recorde e servir de modelo para outras cidades e estados”, concluiu a fundadora do Icam, uma iniciativa que utiliza uma unidade móvel de saúde, equipada para a realização de cirurgias de esterilização (castração) de cães e gatos, principalmente em comunidades carentes de Aparecida de Goiânia.