Ícone alego digital Ícone alego digital

Medida que favorece produtores goianos nas compras públicas de leite aguarda ratificação

04 de Agosto de 2025 às 15:25

Fica estabelecido que as compras públicas de leite realizadas pelo Estado de Goiás serão exclusivamente provenientes de produtores de leite sediados no território estadual. A proposta, de autoria do deputado Cristóvão Tormin (PRD), tem como objetivo “incentivar e valorizar os produtores de leite locais, que estão passando por muitas dificuldades e contribuem para o fortalecimento da economia regional”.

O projeto de lei, que foi protocolado com o nº 9303/24, aguarda a ratificação do Plenário em segundo turno, o que deve ocorrer com o final do recesso parlamentar, a partir do dia 5 de agosto.

A preferência pelas compras públicas de leite de produtores de Goiás, justifica Tormin, não apenas estimula a geração de emprego e renda no Estado como também promove a segurança alimentar, garantindo a qualidade e a procedência do produto adquirido. “Além disso, ao priorizar os produtores de leite locais, a medida contribui para a redução dos impactos ambientais decorrentes do transporte de longa distância bem como para a valorização da agricultura familiar, que desempenha um papel fundamental na produção leiteira do estado”, pontua.

Goiás é um dos maiores produtores de leite do país. Em 2023, o estado produziu 2,2 bilhões de litros do produto, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O rebanho leiteiro possui quase 2 milhões de animais, com destaque para os municípios de Orizona, Jataí, Morrinhos e Piracanjuba. A maioria dos produtores são pequenos e médios, com média de até 250 litros por dia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.