Medida que favorece produtores goianos nas compras públicas de leite aguarda ratificação
Fica estabelecido que as compras públicas de leite realizadas pelo Estado de Goiás serão exclusivamente provenientes de produtores de leite sediados no território estadual. A proposta, de autoria do deputado Cristóvão Tormin (PRD), tem como objetivo “incentivar e valorizar os produtores de leite locais, que estão passando por muitas dificuldades e contribuem para o fortalecimento da economia regional”.
O projeto de lei, que foi protocolado com o nº 9303/24, aguarda a ratificação do Plenário em segundo turno, o que deve ocorrer com o final do recesso parlamentar, a partir do dia 5 de agosto.
A preferência pelas compras públicas de leite de produtores de Goiás, justifica Tormin, não apenas estimula a geração de emprego e renda no Estado como também promove a segurança alimentar, garantindo a qualidade e a procedência do produto adquirido. “Além disso, ao priorizar os produtores de leite locais, a medida contribui para a redução dos impactos ambientais decorrentes do transporte de longa distância bem como para a valorização da agricultura familiar, que desempenha um papel fundamental na produção leiteira do estado”, pontua.
Goiás é um dos maiores produtores de leite do país. Em 2023, o estado produziu 2,2 bilhões de litros do produto, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O rebanho leiteiro possui quase 2 milhões de animais, com destaque para os municípios de Orizona, Jataí, Morrinhos e Piracanjuba. A maioria dos produtores são pequenos e médios, com média de até 250 litros por dia.