Reconhecimento a Goianésia como capital sucroalcooleira aguarda 2ª votação
A cidade de Goianésia, no Centro goiano, pode receber o título de Capital da Produção Sucroalcooleira, por iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB), por meio do projeto de lei nº 23294/24. A matéria foi aprovada, em primeira votação, em junho e deve ser apreciada, em segunda fase, nas próximas sessões plenárias.
O objetivo do projeto é valorizar e reconhecer o relevante papel do município como polo produtor de álcool e açúcar, com significativa participação no desenvolvimento econômico no estado. Segundo Olimpio, a concessão do título baseia-se no protagonismo de Goianésia no cenário nacional, sendo um dos principais polos produtivos do setor no Centro-Oeste brasileiro.
O deputado aponta dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Goiás (Goiabio) que mostram Goianésia como responsável por uma significativa parcela da produção de etanol e açúcar no Estado de Goiás, contribuindo de maneira decisiva para o agronegócio goiano e nacional.
O legislador defende que a implementação do projeto de lei "é uma medida que visa não apenas a valorizar o papel de Goianésia na produção sucroalcooleira, mas também incentivar a continuidade de investimentos privados no município, fortalecer a imagem da cidade como um polo de desenvolvimento econômico regional e, acima de tudo, reconhecer a importância do setor sucroalcooleiro para a sustentabilidade e economia do Estado de Goiás".