Dois anos de funcionamento do Hub Goiás são lembrados em evento no Parlamento goiano

Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa segunda-feira, 4, homenagem ao Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador de Goiás, o Hub Goiás, em comemoração aos dois anos da instituição. O evento, que reuniu colaboradores do hub e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e empreendedores, teve lugar no Auditório Francisco Gedda, do Palácio Maguito Vilela, sede do Legislativo goiano.
Compuseram a mesa diretiva, presidida por Cruvinel: o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto; o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti, Raphael dos Santos Veloso Martins; a chefe do Escritório de Projetos Setorial da Secti, Clara Gomes Veloso da Silva; e o superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira.
Segundo o deputado, a homenagem ao Hub Goiás é uma forma de prestigiar o trabalho desenvolvido pela instituição, um espaço público, de excelência e democrático, que vem fomentando o desenvolvimento da tecnologia e da inovação no estado.
Além disso, segundo Cruvinel, homenagens assim também complementam a atuação do parlamentar, que tem a função de fazer leis que melhoram a vida da população e de fiscalizar o Executivo, mas também de reconhecer boas iniciativas. “Muitas vezes vemos na mídia e na internet, muita coisa acontecendo, mas coisas ruins, então nós precisamos mostrar pessoas que fazem o bem, que são exemplos para a sociedade. E é isso que o hub e as pessoas que lá atuam vem fazendo.”
Legislação
O deputado pontou que o Legislativo goiano também tem incentivado o empreendedorismo e a inovação tecnológica, como a aprovação da legislação para startups e a proposta que institui a Política Estadual de Captação Tecnológica em Inteligência Artificial, ainda em tramitação na Casa.
Ele ressaltou a importância das parcerias para estimular a inovação tecnológica, que é a forma de atuação do Hub Goiás. “É um espaço que une a sociedade civil organizada, as universidades, mas com o poder público participando, organizando, incentivando, com boas agendas, boas pautas. Que essa homenagem venha inspirar outras pessoas”, sublinhou.
O superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira, ressaltou que a instituição trabalha para mudar o ecossistema da inovação no estado. Ele destacou a atuação de cada uma das pessoas que atuam, diariamente, e de forma coordenada para fazer os resultados acontecerem. “A inovação só acontece com a soma de todos os aprendizados.”
Laranjeira também adiantou que a meta do Hub Goiás é sair de dentro do espaço da instituição e levar a inovação para a rua, fazendo conexões com as pessoas. “Nós vamos ocupar a cidade e transformá-la, e já temos um movimento de caminhar também para o interior do estado.”
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, pontuou que um dos aspectos mais importantes do Hub Goiás é a qualidade oferecida, sendo uma instituição criada pelo Governo do Estado, com nível de excelência que não deixa nada a desejar para a iniciativa privada. Ele lembrou, também, que é um espaço que pode ser utilizado gratuitamente por empreendedores com foco na inovação, para reuniões e até outros eventos maiores. Além disso, o governo pode até subsidiar projetos de startups e outros negócios de inovação.
O secretário também revelou um novo projeto do Hub Goiás, que será lançado ainda esta semana. Trata-se do Epicentro de Inteligência Artificial, que, segundo o gestor, vai transformar Goiás em uma referência nacional em inteligência artificial (IA).