Ícone alego digital Ícone alego digital

Comitê de Compliance realizou sua 3ª reunião no ano, nessa 2ª-feira, avançando em definições para gestão de riscos na Casa de Leis

26 de Agosto de 2025 às 07:05
Crédito: Maykon Cardoso
Comitê de Compliance realizou sua 3ª reunião no ano, nessa 2ª-feira, avançando em definições para gestão de riscos na Casa de Leis
Terceira Reunião do Comitê Central de Compliance

O Comitê Central de Compliance da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sua terceira reunião deste ano na tarde dessa segunda-feira, 25. Os avanços para a implantação da gestão de riscos na Alego seguem em pauta, com definições estratégicas quanto à identificação de riscos administrativos em cada uma das unidades de gestão.

O grupo, agora com nova composição após o redesenho institucional, apresentou aos integrantes a identificação de riscos setoriais na Diretoria-Geral, Secretaria-Geral da Escola do Legislativo, Diretoria de Gestão de Pessoas e Secretaria de Controle Interno. Essa identificação consta nas etapas iniciais dentro do processo de avaliação de riscos institucionais.

Já em etapa mais avançada, foram reavaliados riscos identificados pela Secretaria de Controle de Obras e Engenharia, Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, e Diretoria de Gestão e Logística.

Os responsáveis por cada pasta, considerados os proprietários dos riscos, argumentaram sobre os pontos críticos a serem observados pela gestão e definiram, junto ao colegiado, pela validação das decisões alcançadas.

Com as definições desse terceiro encontro, 20 das 32 unidades de gestão já contam com os riscos definidos e validados pelo Comitê Central de Compliance da Alego. Dentro do escopo de trabalhos, os próximos passos visam à análise e avaliação de riscos institucionais. A partir dessas definições, o comitê seguirá com ações de monitoramento e análise crítica para garantia da integridade institucional nos processos gerenciais na Alego.

O presidente do Legislativo, deputado Bruno Peixoto (UB), determinou a expansão do compliance na Alego para 100% das áreas. Para o mandatário, o compliance traz mais eficiência e economicidade no Legislativo, assegurando serviços e entregas à população goiana. A expectativa, de acordo com o comitê, é a definição de toda a documentação pertinente entregue até o final de 2025.

Programa

O Programa de Compliance da Assembleia Legislativa foi instituído pelo Decreto n° 3.548, de 16 de novembro de 2023. Trata-se de um conjunto de procedimentos, regras e estruturas que visam a garantir conformidade com padrões morais, legais e de gestão, fomentando a ética, a transparência, a responsabilidade e a gestão de riscos, preservando a integridade nas ações da administração e dos servidores, bem como assegurando a satisfação dos cidadãos.

O comitê é composto pelos seguintes órgãos da Casa: Diretoria-Executiva da Presidência, Diretoria-Geral Adjunta, Diretoria de Planejamento Estratégico, Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação, Diretoria de Gestão de Compras, Diretoria de Licitações, Secretaria de Controle Interno, Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais, Secretaria de Comunicação e Compliance, Secretaria de Transparência e Ouvidoria, Procuradoria-Geral, Assessoria Técnica da Presidência e Assessoria Técnica de Compliance.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.