Gustavo Sebba pleiteia benefícios a pacientes diabéticos de 2 a 18 anos
Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB) com o objetivo de garantir o fornecimento, pelo Estado, do Sensor FreeStyle Libre para medição e controle contínuo de glicemia para pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1. O texto assegura o acesso pessoas de 2 a 18 anos.
Pelo texto, o aparelho, utilizado para monitoramento contínuo de glicemia será ofertado gratuitamente pelo governo. O equipamento será repassado de maneira prioritária a pessoas com histórico de hipoglicemia grave ou frequente, com dificuldade para controlar glicose, que possuam diagnóstico concomitante de transtorno do espectro autista-TEA e/ou sejam pessoas com deficiência, dentre outros.
Ao justificar a medida, o deputado explica que o diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica autoimune que afeta principalmente crianças e adolescentes, exigindo um rigoroso controle glicêmico para prevenir complicações agudas e crônicas que comprometem a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.
"O monitoramento contínuo da glicemia, por meio de aparelhos digitais específicos, representa um avanço tecnológico fundamental no tratamento de diabetes, pois permite o acompanhamento em tempo real dos níveis de açúcar no sangue, possibilitando intervenções rápidas e eficazes", disse.
Segundo o parlamentar, ao garantir o acesso a essa tecnologia, "o Estado promove a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e a redução dos riscos de complicações associadas ao diabetes, além de minimizar os custos futuros com tratamentos de emergências e internações hospitalares".