Delegado Eduardo Prado pleiteia título de cidadania a empresário fluminense e a músico brasiliense
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano aprovou relatório do deputado Lincoln Tejota (UB) favorável a propostas do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) para conceder o Título de Cidadania Goiana a Eduardo Delgado de Almeida Thó (nº 23295/25) e a Almir Pessoa (nº 23296/25). Ambas as matérias estão agora aptas à votação em turno único pelo Plenário.
Natural de Volta Redonda (RJ), Almeida Thó é residente em Goiânia desde 1999 e dirige a Cimasp Indústria Mecânica, instalada no município de Santa Bárbara de Goiás desde 1994. A marca é reconhecida nacionalmente pela produção de coletores de lixo, caçambas, guindastes e tanques.
Prado escreve que, sob a liderança do empresário, a Cimasp firmou parcerias com prefeituras, governos e companhias privadas em todo o país, impulsionando a economia local, criando empregos e modernizando a gestão de resíduos. Sua trajetória, de acordo com o deputado, evidencia o compromisso com o desenvolvimento industrial regional e com práticas sustentáveis.
Destaque na música
A segunda proposta pretende homenagear o cantor Almir Junio Pessoa, natural de Brasília (DF) e mestre em música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pessoa iniciou a carreira em 2003 com o show "Viola na Arena" e participou de eventos nacionais, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Canto da Primavera e Festa do Peão de Barretos (SP), além de realizar apresentações em diversos estados.
Na propositura, Eduardo Prado argumenta que a trajetória de Almir Pessoa ultrapassou fronteiras, com concertos na França, Bélgica, Alemanha, Suíça e Portugal, além de ter sido o primeiro brasileiro a se apresentar no Salão do Parlamento Inglês.