Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentares fazem balanço do ano e destacam produtividade

22 de Dezembro de 2025 às 15:30

Ao final da terceira sessão extraordinária desta segunda-feira, 22, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), agradeceu aos pares pelo esforço em concluir a Ordem do Dia e encerrar os trabalhos do ano legislativo. Em especial, ele parabenizou o líder do Governo na Casa, deputado Talles Barreto (UB), pela atuação enquanto interlocutor do Poder Executivo.   

“Quero aqui parabenizar o líder, pois não há mais projeto do Governo na Casa. Todos já foram aprovados. Neste ponto, temos que elogiá-lo. O deputado Talles fez um trabalho formidável na função de líder”, ressaltou.

Na sequência, Barreto agradeceu pelas palavras do presidente e também parabenizou o trabalho dos pares. “Tivemos várias discussões importantes, projetos que mudaram a vida das pessoas. Mas acima de tudo, quero te parabenizar, presidente, por seu trabalho e sua postura e por ter dedicado a presidência desta Casa ao Poder Executivo". 

O líder do Governo também reforçou a importância da oposição, ressaltando que os debates fortalecem a democracia e concluiu apontando conquistas do Estado de Goiás, a exemplo da posição de Goiás como primeiro lugar no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Cristóvão Tormin (PRD) também parabenizou a produtividade do Plenário. “É a legislatura mais produtiva da história da Assembleia. Além dos projetos e requerimentos votados, as ações extraplenárias também se destacam, como o Deputados Aqui. E, se não tivéssemos um presidente atuante, focado e que dá condições de trabalho para os deputados, não teríamos essa produtiva. Então, quero parabenizar o senhor, presidente”, frisou.

O primeiro-secretário, deputado Coronel Adailton (UB), também fez pontuações quanto aos trabalhos legislativos. O parlamentar agradeceu pelos esforços dos servidores do Poder Legislativo.  “Os servidores são os responsáveis pela produtividade”, frisou.

Por fim, Adailton citou os números referentes aos trabalhos legislativos. Ao todo o Plenário aprovou 1.764 requerimentos, 1.684 projetos de lei ordinária, 25 projetos de lei complementar, 67 projetos de resolução, 42 decretos legislativos e 11 propostas de emenda à constituição. O Parlamento também manteve 104 vetos e rejeitou 11.

Por fim, Peixoto retomou a palavra para agredecer novamente ao esforço coletivo e desejar feliz natal a todos os parlamentares e servidores. "Quero agradecer aos servidores e servidoras desta Casa. Todos se dedicaram diuturnamente em servir à população deste Estado, garantindo uma avaliação positiva do nosso trabalho. Nós alcançamos pelo terceiro ano consecutivo o Selo Diamante de transparência, que é o selo máximo. Esse trabalho conjunto nos garante, hoje, R$ 600 milhões em caixa. E isso é fruto do trabalho de cada um que serve a esta Casa e, consequentemente, à população de Goiás. O Programa Deputados Aqui já atendeu mais de 326 mil pessoas - isso reflete o trabalho do Parlamento goiano, pautado em servir. 2026 é um ano de eleição. Mesmo assim, vamos trabalhar para mantermos a produtividade". 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.