Antônio Gomide questiona a gestão de hospitais e do Ipasgo Saúde
Quarto a se pronunciar na sessão ordinária desta terça-feira, 30, o deputado Antônio Gomide (PT) afirmou que vem recebendo, em seu gabinete, muitas pessoas reclamando da situação dos atendimentos no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana).
Gomide criticou, em especial, as organizações sociais de saúde (OSSs) que estão gerindo os hospitais goianos. “Goiás é vítima dessas OSSs”, declarou. “Auditoria da própria Secretaria de Saúde comprovou as irregularidades, em particular a de Anápolis, onde macas foram estendidas nos corredores, abarrotando o espaço”, prosseguiu.
O parlamentar afirmou que, embora o secretário da Saúde do Estado de Goiás, Rasível dos Reis, tenha ido ao Heana, ele “minimizou a situação”. Gomide clamou que as OSSs deixem a administração dos hospitais para que esses sejam “devolvidos à população”.
“As OSSs não prestam as contas adequadas e não dão o tratamento adequado para garantir o mínimo de saúde que é de direito”, afirmou ainda o deputado.
Na mesma fala, Gomide acusou o Governo de deixar cair a qualidade do Ipasgo Saúde, plano responsável pela saúde dos servidores públicos goianos. “Não há mais atendimento no interior. Não tem qualquer exame, atendimento, medicação em qualquer município. É preciso vir à capital", criticou, ressaltando que o Ipasgo tem "mais de 580 mil contribuintes, mas que hoje não se sabe mais se o plano é autônomo, se é privado, se é público”.