Programa Visão da Política recebe desembargadora do TRE-GO para conversa sobre eleições e inteligência artificial

O Programa Visão da Política desta terça-feira, 14, recebe a desembargadora e ouvidora regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Ludmilla Ribeiro. Conduzida pela apresentadora Monalisa Carneiro, a entrevista, na TV Assembleia Legislativa, aborda os desafios para as eleições gerais de 2026 e o avanço da inteligência artificial (IA).
Logo no início da entrevista, a desembargadora pontua que, apesar de ser reconhecido como um dos sistemas eleitorais mais seguros e rápidos das democracias atuais, o modelo brasileiro não está isento de ataques, a exemplo de desinformações que tem por objetivo a descredibilização das entidades eleitorais.
Ludmilla Ribeiro destaca o trabalho desempenhado pela Ouvidoria do TRE-GO: “É a porta de entrada para que o cidadão obtenha informações confiáveis”. Segundo ela, existe uma equipe de servidores pronta para atender às demandas enviadas pela sociedade, como dúvidas, sugestões e até mesmo denúncias de eventuais irregularidades no processo eleitoral.
Ao comentar os desafios para as eleições do próximo ano, quando 158,6 milhões de brasileiros deverão eleger um novo presidente da República, além de senadores e deputados estaduais e federais, a desembargadora citou ações da Justiça Eleitoral para mitigar os problemas já conhecidos.
“O TRE-GO tem a missão de sempre melhorar. Temos uma ferramenta que auxilia na verificação de conteúdo e buscamos aumentar o acesso do cidadão, a exemplo do SAC nacional, que garante mais transparência e efetividade do processo. Desconfiança e dúvida existem e fazem parte da democracia, mas informação é a melhor forma de acabar com as tentativas de descredibilizar as cortes eleitorais”, explicou Ludmilla.
Sobre o uso da IA, a desembargadora se mostra otimista: “Sou uma entusiasta das IAs. Como toda ferramenta, ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Eu entendo que deve ser usada no combate à desinformação e a equipe de TI do TRE já desenvolve novos projetos com o intuito de melhorar o serviço prestado à população”.
O programa irá ao ar logo após a sessão ordinária na TV Assembleia Legislativa e pode ser acompanhado pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. O canal também é transmitido no site oficial do Parlamento estadual e no canal do YouTube.