Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário aprova propostas de autoria do Governo de Goiás

28 de Outubro de 2025 às 16:25

Os deputados aprovaram, durante a sessão ordinária da tarde desta terça-feira, 28, três projetos de lei de autoria do Governo de Goiás. Duas das matérias foram chanceladas em segunda fase de votação, ou seja, em definitivo. A terceira foi aprovada em primeira fase e deve ser submetida nos próximos dias à avaliação definitiva. 

Os textos chancelados em segunda votação foram: n° 26357/25 e n° 26361/25. O primeiro deles altera a Lei nº 21.219/2021, responsável por estabelecer regras e critérios para reforma e construção de unidades habitacionais do Programa Pra Ter Onde Morar, vinculado às ações sociais suplementares do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás).

A medida também modifica a Lei n° 21.525, de 26 de julho de 2022, que dispõe sobre a destinação às mulheres em situação de violência doméstica de 5% das unidades de programas de loteamentos sociais e de habitação popular.
 
O segundo projeto, por sua vez, altera a Lei n° 22.552, de 8 de março de 2024, que autoriza a concessão de subsídio aos beneficiários de programas habitacionais realizados em parceria com o Governo Federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou de outras instituições financeiras credenciadas pelo Ministério das Cidades, para a aquisição de unidades habitacionais no Estado de Goiás.

A matéria também estabelece novas regras referentes aos porcentuais do subsídio para o pagamento integral em substituição financeira às prestações devidas pelas famílias beneficiárias e fixa valores para a complementação dos investimentos globais destinados à produção dos empreendimentos contratados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Depois, foi a vez do processo n° 26353/25 receber o primeiro aval do colegiado. O projeto de lei institui o Fundo Estadual de Gestão e Monitoramento dos Recursos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

A Secretaria de Estado da Economia argumenta que, com a criação do FGM-Propag, objetiva-se assegurar a rastreabilidade, a transparência, a guarda e a correta aplicação dos recursos recebidos pelo Estado de Goiás oriundos do Fundo de Equalização Federativa (FEF). 

O texto terminou aprovado, assim como os anteriores, sem votos contrários.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.