Implementação do Programa Virada Ambiental é acatada em primeiro turno
A proposta nº 9405/23, da deputada Rosângela Rezende (Agir), que trata da implementação do Programa Virada Ambiental como política pública para compensação de gases de efeito estufa (GEE) das atividades econômicas no Estado, recebeu o primeiro aval dos deputados na sessão ordinária desta quarta-feira, 29.
Idealizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), dentro do Programa UFG Sustentável, o Virada Ambiental conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.
A essência do programa é destacar a importância do plantio de espécies nativas do Cerrado, incentivando a sensibilização de toda a sociedade goiana. Essa abordagem não apenas reconhece a urgência da situação climática global, mas também busca engajar ativamente a população em iniciativas que promovam a educação ambiental e a conscientização sobre a compensação de carbono e seus impactos socioambientais.
Nesse contexto, o projeto esclarece a necessidade de compreender que o atual cenário de mudanças climáticas exige ações imediatas, especialmente diante da preocupante degradação ambiental no bioma Cerrado.