Ícone alego digital Ícone alego digital

Servidores da educação foram homenageados no Parlamento em solenidade comandada por Bia de Lima nesta 6ª-feira

31 de Outubro de 2025 às 12:00
Crédito: Denise Xavier
Servidores da educação foram homenageados no Parlamento em solenidade comandada por Bia de Lima nesta 6ª-feira
Sessão solene em homenagem ao Dia do Professor

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 31, sessão solene em homenagem aos professores e servidores da educação. A cerimônia, liderada pela deputada Bia de Lima (PT), autora da iniciativa, ocorreu no Plenário Iris Rezende. Diversos profissionais da categoria, com atuação em Goiás, foram condecorados com o Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade marcou os dias do Professor e do Servidor Público, celebrados respectivamente em 15 e 28 de outubro. 

Além de Bia Lima, compuseram a mesa diretiva da solenidade a diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE-CUT), Iêda Leal; o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio Roberto de Castro; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Flávio Alves da Silva; o presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-GO), professor Orlando Lisita Júnior.

E ainda: a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professora Ludymilla Morais; a professora e primeira-dama do município de Santo Antônio de Goiás, Bruna Caponi Borba; a vereadora por Formosa Nilza Cristina (PT) e o professor e maestro do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pedro Gomes, Gilson Pires da Silva Saraiva. 

A solenidade contou com a apresentação inicial do Hino Nacional, executado pela Banda Marcial Lígia Rebêlo, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Pedro Gomes, sob a regência do maestro Gleison Oscar Mascarenhas. 

O grupo voltou a se apresentar durante o evento, que também contou com a reprodução de um vídeo motivacional, que mostrou o dia a dia dos professores nas salas de aulas das escolas públicas, destacando o trabalho capaz de espalhar esperança e transformar muitas vidas.

Reconhecimento 

Bia de Lima enalteceu a categoria e destacou a importância do reconhecimento do Parlamento goiano destinado aos profissionais da área: “Como presidente da Comissão de Educação desta Casa, é muito importante e simbólico o momento de estarmos aqui para prestigiá-los. São vocês que constroem a educação de Goiás. São vocês que estão lá, todos os dias trabalhando, dedicando e oferecendo o seu melhor”.

A petista afirmou que a homenagem do Legislativo é mais do que justa: “O que mais anda faltando para nós, professores, é prestígio social. Outrora, já fomos uma categoria das mais reconhecidas e prestigiadas, mas nos últimos anos temos sido atacados por diversas razões e motivos. Mais do que nunca, se faz necessária a resistência, o trabalho e a dedicação de cada um de vocês”.

A legisladora apontou os desafios da categoria e defendeu o direito a todas as formas de pensamento. “Dar a oportunidade para os estudantes conhecerem as ideologias e os saberes diversos é nossa tarefa. Contudo, o tempo tem sido tão difícil para nós, que muitas pessoas estão repensando na hora de ensinar determinados assuntos, com medo de ficarem reféns e serem atacados”, ponderou.

Por fim, a parlamentar agradeceu o trabalho realizado pelos professores e reiterou o seu compromisso com a educação de Goiás e a defesa pelos direitos dos servidores da área. “Muito obrigada pelo trabalho, pela dedicação, pela competência, pelo compromisso com a educação. As gerações atuais e futuras, com certeza, lembrarão e agradecerão sempre aos seus eternos professores”, enalteceu.

União da categoria

Representantes da área da educação e do movimento sindical também se pronunciaram na tribuna, em reconhecimento ao importante trabalho realizado pelos pedagogos que dedicam suas vidas na construção do conhecimento e na formação de gerações. 

Primeira condecorada, a vereadora por Formosa Professora Nilza Cristina falou da honra em receber o certificado das mãos de Bia de Lima e destacou que o trabalho dos educadores possibilita condições de luta por um país melhor. 

A diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE-CUT), Iêda Leal, fez coro à colega, afirmando que “toda luta feita pelos professores, dentro da sala de aula, ajuda o Brasil a crescer”. 

Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio Roberto de Castro disse que defende a educação e que a homenagem é mais do que justa. Ele afirmou que sempre pensa em como melhorar a educação para que todas as crianças tenham acesso a melhor educação, pois, segundo ele, na educação infantil ainda existem crianças que não são atendidas, somente a partir dos 6 anos existe atendimento para todos. “Meu respeito e parabéns a todos que exercem qualquer papel na área da educação”, parabenizou. 

Já a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professora Ludymilla Morais, apontou a importância da união dos profissionais da categoria e avaliou a homenagem aos educadores, no Parlamento, como um ato de resistência. “Bia, eu estou do seu lado nas trincheiras e nós estamos do lado de cada um e cada uma nas trincheiras. Isso vale mais do que a guerra. Isso vale mais do que toda a opressão que temos sofrido”, exaltou.

Alegria em meio às dificuldades

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Flávio Alves da Silva, por sua vez, enfatizou a luta da categoria homenageada e o trabalho realizado pelo Sintego e pela CUT em defesa dos profissionais da área. “Celebrar isso aqui, hoje, é muito importante e é um dia também de reafirmar a necessidade da luta”, destacou.

O professor Orlando Lisita Júnior, presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro), apontou, em seguida, as dificuldades e alegrias inerentes à profissão: "É uma felicidade ver um aluno se formando, virando médico, professor, engenheiro, por isso, o reconhecimento da Assembleia é muito importante para esta categoria. Quando a professora Bia faz esse evento mostra a importância da educação para toda a sociedade”.

Concluindo os discursos, o professor e maestro do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pedro Gomes, Gilson Pires da Silva Saraiva, pontuou a importância da arte e da cultura e conclamou todas as escolas públicas em Goiás a criarem um espaço voltado para essas áreas, expandindo as atividades pedagógicas com esse trabalho diferenciado e de extrema importância. “Não importa se ensinamos os alunos fora da sala de aula, pois nosso trabalho nem sempre é na sala de aula, mas estamos ensinando e temos um resultado palpável, então existe uma luta para que o nosso papel de professor e maestro seja reconhecido”, ressaltou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.