Em sessão itinerante em Orizona, por iniciativa do deputado Luiz Sampaio, Alego presta homenagem a destaques do município
Por iniciativa do deputado Luiz Sampaio (Solidariedade), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene itinerante, nessa quinta-feira, 6, no município de Orizona, para homenagear pessoas de destaque na cidade do Sul goiano, na região da Estrada de Ferro. O evento teve lugar no Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira e foram homenageados 102 cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município em diversas áreas.
Sampaio falou da importância de realizar uma sessão solene ao município. “Orizona é uma cidade emergente, hoje é a maior bacia leiteira de Goiás e a oitava maior do Brasil; é uma cidade que cresce a cada dia. E cada pessoa aqui homenageada nesta noite faz parte do crescimento de Orizona e merece a homenagem”, afirmou, ao externar sua alegria por presidir a primeira sessão solene do Parlamento goiano na cidade e desejando que cada dia mais ela possa crescer e desenvolver.
Entre os homenageados, dois receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pelo Parlamento goiano: o prefeito e o vice-prefeito de Orizona, respectivamene, Felipe Antônio Dias e Ruimar Vieira de Castro, ambos do MDB.
Em seu discurso, o prefeito Dias afirmou que não se sentia merecedor da homenagem. “É uma honra muito grande, a gente não se não julga merecedor de tudo isso, mas eu recebo com muita alegria e atribuo isso aos nossos companheiros e companheiras que nos ajudam a construir esse município.”
O chefe do Executivo municipal ressaltou que para a cidade foi uma noite histórica e de muita celebração: “É muito histórica e marca realmente o nosso mandato. É a primeira vez que a Assembleia Legislativa faz um evento como esse no nosso município.”
O produtor rural Hélio Frutuoso de Assis, que não é natural de Orizona afirmou que se considera cidadão orizonense. “Moro em Orizona há mais de 30 anos, me considero orizonense, aqui constituí família, aqui criei meus filhos e daqui não quero sair mais. Receber uma homenagem como essa é para mim o reconhecimento de uma história que eu e minha família construímos nessa terra que nos abraçou.”
Diretora do Colégio Senador José da Costa Pereira, Maria do Carmo Vieira foi também homenageada, “Não sei dizer o tamanho da alegria que estou sentindo agora, receber uma honraria como essa me faz sentir que estou dando a minha contribuição na área que escolhi atuar, a educação.”
O município
A fundação de Orizona remonta a 1850, quando Joaquim Fernandes de Castro e José Pereira Cardoso iniciaram a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade às margens do Ribeirão Santa Bárbara, afluente do Rio Corumbá, no território de Santa Cruz de Goiás. Inicialmente chamada de Capela dos Correias, o povoado evoluiu para o distrito de Campo Formoso em 1906 (elevado a vila pela Lei Estadual nº 277) e a cidade em 1909 (Lei Estadual nº 347).
Em 1943, por meio do Decreto-Lei Estadual nº 8305, o nome foi alterado para Orizona, uma referência latina a “Oriza” (arroz) + “Zona” (região), refletindo sua importância como produtor de arroz na época. A mudança foi decidida em um concurso público com 42 votos, sugerido por Dr. Raphael Leme Franco, superando propostas como Caruaba, Coema e Potira.