Clécio Alves relata participação em missão internacional sobre saneamento básico
O deputado Clécio Alves (Republicanos) usou a tribuna do Plenário Iris Rezende Machado, na tarde desta terça-feira, 11, durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária, para prestar contas à sociedade e aos colegas parlamentares sobre sua participação no II Benchmarking Internacional Águas e Saneamento, realizado em Portugal e na Áustria. O programa técnico reuniu gestores, parlamentares e especialistas brasileiros em uma imersão de oito dias nos modelos mais avançados de gestão de água e esgoto da Europa.
Segundo o deputado, o evento começou no dia 29 de outubro, na cidade do Porto, em Portugal, e terminou em 5 de novembro, em Salzburgo, na Áustria. Durante a programação, foram feitas visitas técnicas, reuniões e conferências com instituições de referência, como o Grupo Águas de Portugal. Em sua fala, Clécio Alves afirmou que a missão permitiu conhecer soluções eficientes e sustentáveis aplicadas em países europeus.
Ele contou que, em Portugal, a comitiva conheceu sistemas integrados de abastecimento e tratamento de esgoto reconhecidos pela eficiência, transparência e respeito ambiental. O deputado também citou as visitas às estações de tratamento de água e esgoto (ETARs), que têm “monitoramento em tempo real, filtros biológicos para desodorização, reaproveitamento de energia e uso de lodo em atividades agrícolas”. Segundo ele, essas práticas seguem padrões de excelência da União Europeia.
Na Áustria, país considerado por Clécio Alves referência mundial em engenharia sanitária, os participantes conheceram unidades compactas e automatizadas de tratamento de esgoto. De acordo com o deputado, esses sistemas funcionam com “baixo consumo de energia e alta eficiência na remoção de nutrientes e poluentes, como microplásticos, fármacos e pesticidas”. Ele destacou ainda que o país adota políticas públicas que tratam a água como recurso estratégico e incentiva o reuso industrial e urbano.
Realidade goiana
Ao comparar as experiências internacionais com a realidade goiana, Clécio Alves disse que o Estado tem avançado na universalização do saneamento, conforme o novo marco legal. Ele reconheceu o papel da Saneago como referência nacional no controle de perdas, mas ressaltou que ainda existem desafios no tratamento de esgoto, na eficiência energética e no uso dos recursos hídricos. “As lições aprendidas nessa missão mostram a importância de modernizar nossos sistemas, investir em tecnologia e fortalecer a regulação do setor”, afirmou.
Presidente da Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões, Clécio Alves informou que vai ampliar o debate na Casa, incluindo com mais destaque o tema da água e do esgoto como eixos da sustentabilidade urbana e da saúde pública. Ele também defendeu mais cooperação com universidades, empresas do setor e órgãos reguladores para desenvolver soluções seguras, econômicas e sustentáveis.
Ao encerrar, o deputado afirmou que a missão reforçou a importância de unir ciência, gestão pública e iniciativa privada. “Os países que tratam a água como bem estratégico são os que mais garantem qualidade de vida e segurança hídrica para as próximas gerações. Goiás tem condições de ser um exemplo nesse processo”, concluiu.
Antes de encerrar sua fala, ele reafirmou seu compromisso com o tema. “Cabe a nós, legisladores, transformar o conhecimento em políticas públicas que garantam abastecimento de qualidade, tratamento completo do esgoto, reuso racional da água e proteção dos rios”, finalizou.