Matérias em prol da saúde e da valorização econômica e cultural avançam em Plenário
Durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira, 11, o Plenário aprovou, em primeira votação, três matérias de autoria de parlamentares.
De autoria de Antônio Gomide (PT), o primeiro processo avaliado, de nº 25391/24, cria a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, a ser realizada, anualmente, na primeira semana de maio, em razão de sua vinculação com o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio).
Os objetivos da iniciativa incluem: conscientizar a população goiana sobre os riscos da má utilização de medicamentos e da automedicação; incentivar a busca pelo atendimento médico profissional; divulgar informações sobre a importância do uso racional de medicamentos como forma de prevenção a agravos à saúde pública; e promover campanhas educativas e comunicacionais.
A segunda proposta aprovada é a de nº 19221/24, do ex-deputado Dr. Rodrigo Fernandes (Avante). O projeto de lei cria, no Estado de Goiás, a Rota do Açafrão que abrangerá os municípios da região norte do Estado de Goiás.
A finalidade é estimular a economia e a tradição gastronômica local nos municípios de Mara Rosa, Estrela do Norte, Amaralina e Formoso.
Por fim, o Plenário conferiu o primeiro aval ao projeto de lei nº 22700/24, de autoria da deputada Rosângela Rezende (Agir). A matéria dispõe sobre o reconhecimento da raça bovina curraleiro pé-duro como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético goiano.