Ícone alego digital Ícone alego digital

Ricardo Quirino celebra tema da redação do Enem 2025 relacionado ao envelhecimento

12 de Novembro de 2025 às 15:25

Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 12, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) subiu à tribuna para manifestar sua alegria em relação ao tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no primeiro domingo de aplicação das provas, no último dia 9. Na ocasião, os estudantes discorreram sobre as “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

“Isso mostra que todas as vezes que subimos à tribuna para abordar este tema, não estamos sendo redundantes ou jogando conversa fora. Estamos tratando de um assunto que, pela prova do Enem, é importantíssimo”, afirmou. Assim, o parlamentar expressou seu desejo de que a redação atraia a juventude a meditar sobre o tema e declarou que o envelhecimento da população é um fenômeno sem regresso.

Ao citar postos de trabalho com déficit de mão de obra, Quirino considerou que o fato decorre do envelhecimento da população associado a um novo perfil da juventude e explicou os prejuízos à economia brasileira. “O envelhecimento humano é um fator que afeta a mão de obra, pois com o envelhecimento da população e um novo perfil da juventude promoverá escassez de certos postos e isso será prejudicial para a economia brasileira”, enalteceu.

Por fim, Ricardo relembrou que a coletânea apresentada pela prova trazia dados sobre a economia doméstica dos brasileiros. “A coletânea aborda que 66% das pessoas acima de 60 anos são as principais ou as únicas mantenedoras de suas famílias. E esse lapso que fica entre a juventude tentando se afirmar no trabalho e um quantitativo de pessoas que estão entrando em aposentadoria quebra a economia e a previdência. O tema da redação é muito importante, despertou o Brasil, despertou a imprensa. E espero que os jovens tenham se saído bem”, arrematou. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.