Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Coronel Adailton pleiteia reconhecimento oficial da pesca esportiva

19 de Novembro de 2025 às 06:55

De autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), o projeto de lei nº 28933/25 pretende reconhecer a pesca esportiva como modalidade esportiva em Goiás, caracterizada pela prática recreativa, competitiva ou profissional, com fins de lazer, turismo, conservação ambiental, sustentabilidade e promoção da saúde. O documento agora será enviado para as comissões pertinentes. 

O parlamentar defende que o reconhecimento da pesca esportiva como Patrimônio Cultural e Imaterial goiano pode valorizar essa prática, estimular o convívio social, o respeito ao meio ambiente e o uso sustentável dos recursos hídricos. Ele entende que além de seu aspecto cultural, a pesca esportiva também tem relevância econômica e turística, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, comércio de artigos esportivos e serviços de guia, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e a geração de renda.

De acordo com o documento, a pesca esportiva é uma atividade tradicional em diversas regiões do Estado, especialmente nas cidades situadas às margens de rios, lagos e represas, que fazem parte da identidade natural e cultural do território goiano. Mais do que uma prática de lazer, ela representa uma manifestação cultural profundamente enraizada nos hábitos da população, envolvendo saberes, costumes, técnicas e valores transmitidos entre gerações. 

A matéria também busca reconhecer o pescador esportivo como atleta, para todos os efeitos legais relacionados à prática da pesca esportiva, podendo participar de eventos, competições e programas de incentivo ao esporte promovidos ou apoiados pelo poder público estadual.

Integração

“A pesca esportiva, além de representar uma importante forma de integração entre o homem e a natureza, é uma atividade que exige técnica, preparo físico e mental, disciplina e respeito às normas ambientais, características inerentes à prática esportiva. Dessa forma, o reconhecimento da pesca como esporte confere legitimidade e valorização aos seus praticantes, enquadrando-a de forma adequada no contexto das políticas públicas de incentivo ao esporte e ao lazer”, pontua o legislador. 

Adailton acredita que ao reconhecer o pescador esportivo como atleta, o Estado de Goiás passa a valorizar e apoiar os indivíduos que se dedicam a essa modalidade, seja de forma amadora ou competitiva, promovendo a inclusão em programas de fomento esportivo, formação técnica e eventos oficiais, fortalecendo assim o segmento e impulsionando o turismo sustentável ligado à atividade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.