Da tribuna, Clécio Alves elogia a trajetória política de Iris Rezende Machado
Durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 25, Clécio Alves (Republicanos) aproveitou a oportunidade para exaltar o legado de Iris Rezende Machado, ex-governador do Estado, e o impacto que teve na política goiana.
Alves revelou que, antes de começar a sua própria carreira, acompanhava Iris em campanhas pelo interior de Goiás, a fim de “aprender o bom exemplo”. Segundo o deputado, com isso, o vínculo entre os dois nasceu e se fortaleceu.
“Todos os lugares em que ele passava, multidões se aproximavam. Queriam agradecer e abraçar”, destacou. O parlamentar contou que, em 2017, poderia ter assumido vaga de suplente na Assembleia Legislativa de Goiás, mas não o fez “por Iris Rezende”.
“Ele me chamou para conversar e disse que sabia não ter o direito de fazer esse pedido, mas que gostaria da minha ajuda como vereador para tirar Goiânia da situação que estava. A cidade estava arrebentada, cheia de problemas”, lembrou.
Dessa forma, Alves “adiou o sonho de ser deputado” para estar com o então prefeito da capital, algo que afirmou não se arrepender. “Quando Iris terminou o seu mandato, devolveu a Prefeitura com R$ 1 bilhão em caixa e sem dívida. Tudo que ele fazia era pelo interesse público. Esse era o nosso Iris Rezende”, elogiou.
Instituto Iris Rezende Machado
A fala de Clécio Alves foi instigada pela presença, no plenário, de Ana Paula Rezende, filha de Iris. Ela compareceu para agradecer aos deputados e deputadas da Casa de Leis goiana que destinarão recursos, via emendas parlamentares, para a finalizar as obras do memorial do Instituto Iris Rezende Machado.
A fundação homenageia a trajetória de Iris Rezende, que foi governador de Goiás, ministro, senador, prefeito e vereador de Goiânia, e deputado estadual. O espaço físico contará a história do político, que dedicou mais de seis décadas à vida pública, e é considerado um dos maiores da história de Goiás. Ele faleceu em 2021, aos 87 anos.