Ícone alego digital Ícone alego digital

Memorial Iris Rezende Machado

25 de Novembro de 2025 às 15:50
Crédito: Maykon Cardoso
Memorial Iris Rezende Machado
Ana Paula Rezende participa de sessão ordinária

Na tribuna do plenário batizado em homenagem ao pai, Ana Paula Rezende defendeu a importância do Memorial Iris Rezende Machado. Deputados afirmaram que destinarão emendas para custear a conclusão das obras.  

A sessão ordinária desta terça-feira, 25, foi suspensa para o discurso de Ana Paula Rezende, filha de Iris Rezende. Da tribuna do plenário que leva o nome do pai, a empresária relembrou momentos de vida de Iris Rezende Machado e falou sobre o memorial que o homenageará e que será concluído com a ajuda de emendas parlamentares dos deputados estaduais.

Ana Paula começou agradecendo o deputado Clécio Alves (Republicanos), que está coordenando a destinação de emendas para o Instituto Iris Rezende, responsável pelo memorial. A expectativa é que as emendas somem mais de R$ 4 milhões.

“Esta Casa [a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás] fez parte da minha vida, da história do meu pai”, disse Ana Paula, iniciando seu discurso. “Em 15 de março de 1983, ele tomava posse como governador. Uma frase naquele dia ficou marcada na minha mente: ‘Hoje o povo estará no Poder’, ele falou. Eu era muito jovem, não tive muito entendimento da profundidade que aquilo representava”, prosseguiu, complementando: “Hoje, mais de 40 anos depois, entendo que ele quis dizer que a partir daquele dia o povo seria visto, ouvido, cuidado”.

Em seguida, a empresária estendeu o agradecimento pela contribuição ao memorial a todos os deputados. Ana Paula Rezende ressaltou que o espaço "será um lugar vivo, será inspiração e, principalmente, ajudará a construir nosso futuro. Um lugar não se desenvolve, não tem uma identidade se ele não tem um passado. Essa história [contada no memorial] será referência para as futuras gerações”.

A empresária também anunciou que os 92 anos que Iris Rezende completaria neste início de novembro serão celebrados no dia 20 de dezembro na edição do Programa Deputados Aqui em Goiânia, por ser essa a forma que o pai gostava de comemorar seus aniversários, "em meio ao povo". A respeito, contou que, em uma rara viagem particular em família à cidade de Lisboa, no aniversário de 80 anos do seu pai, ele estava “sem brilho no olhar” por estar distante da população. Assim, todos os aniversários seguintes foram celebrados sem que ele viajasse. “Por isso, a alegria de celebrar no Deputados Aqui”, enfatizou.

“A vida do meu pai transformou a de milhares e milhares de pessoas. Por isso, a minha luta de deixar esse exemplo”, concluiu Ana Paula Rezende.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.