Ícone alego digital Ícone alego digital

Em atenção ao Dezembro Vermelho, Casa de Leis oferece testes gratuitos contra doenças sexualmente transmissíveis

10 de Dezembro de 2025 às 10:23
Crédito: Denise Xavier
Em atenção ao Dezembro Vermelho, Casa de Leis oferece testes gratuitos contra doenças sexualmente transmissíveis
Dezembro Vermelho - testes rápidos para hepatite B e C, HIV e Sífilis

Ao longo desta quarta-feira, 10, a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (Sesmt) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebra o Dezembro Vermelho por meio da realização de testes rápidos para hepatite B e C, HIV e Sífilis. A Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é aberta à comunidade e acontece no andar térreo da Casa de Leis, para a comunidade em geral.

Chefe do Sesmt, José Cláudio da Silva explicou que “o departamento tem como principal atribuição zelar pela saúde e o bem-estar do servidor. Ele explicou que essa ação contempla o Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção das ISTs, disponibilizando 600 testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis de forma gratuita e aberto a toda comunidade. 

Ao falar da importância da realização dos testes rápidos, o servidor Pedro Paulo Gomes, 20 anos, que chegou bem cedo para o seu atendimento, ressaltou que acredita existir ainda um tabu muito grande em relação às ISTs. Segundo ele, essa iniciativa da Casa de Leis não só vem para quebrar isso, mas também para oferecer o melhor caminho que é a prevenção.  

Prevenção

Desde 1988, a Assembleia Geral da Organização Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituíram o primeiro dia do mês de dezembro como sendo o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504 de 2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. 

É um passo importante para que se consiga cumprir o audacioso compromisso, assinado na Declaração de Paris, com vistas a acabar com a transmissão da Aids enquanto ameaça à saúde até 2030. Ao trabalhar em conjunto, as cidades e estados signatários aceleram as ações locais para acabar com as epidemias de HIV, tuberculose e hepatites virais. A Declaração de Paris está vinculada às metas globais do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), ação conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena os trabahos a serem desenvolvidos em resposta às doenças. 

Para tanto, as ações da Campanha do Dezembro Vermelho é uma grande janela de oportunidade que tem o intuito de alertar a população sobre as formas de contágio e tratamento da Aids e de outras ISTs, além de marcar a luta contra o preconceito, a desinformação, o estigma em torno da doença, os direitos do seu portador, além de estabelecer maior conscientização. A data também tem o objetivo de estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde procurando enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da doença. 

O último Boletim Epidemiológico aponta que os casos de Aids no Brasil tiveram um aumento de 21% nos últimos oito anos (dados de 2010 a 2018), colaborando para ampliar inclusive os números de casos na América Latina, que registrou 35 mil mortes nesse período. Sem o Brasil, essa região teria registrado uma queda de 5% no número de novos casos (em números absolutos, o Brasil registrou 53 mil novos casos somente em 2018).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.