Da tribuna, deputado Cairo Salim lamenta decisões de ministros do STF
Segundo a fazer uso da tribuna durante o Pequeno Expediente da manhã desta quinta-feira, 11, o deputado Cairo Salim (PSD) trouxe a sua preocupação quanto ao trabalho e à postura dos ministros integrantes do Superior Tribunal Federal (STF), em relação a decisões em casos polêmicos, muitos envolvendo escritórios de parentes deles na defesa de acusados de irregularidades.
O parlamentar considerou "uma vergonha" o que acontece nos tribunais superiores do país. “Esqueceram o que é moral, pensando que a sociedade brasileira vai assistir e aplaudir os desmandos. Como pode um ministro ter a sua esposa advogando para uma instituição que ele mesmo julga e não se colocar como impedido?”, indagou.
Segundo Salim, o que deveria acontecer na justiça é o magistrado ser impedido de julgar quando se conhece a pessoa. “Existe um corporativismo que cria um grande conflito de competência. São absurdos o que acontecem no STF, com esquemas dessas advocacias paralelas, e com familiares dos ministros se enriquecendo em processos que eles, ministros, julgam. Considero isso realmente algo inaceitável.”
O legislador finalizou seu discurso lamentando que “infelizmente a sociedade brasileira tem vergonha dos seus ministros”.