Palácio Maguito Vilela recebe a exposição que reverencia a memória do político Iris Rezende. Evento ocorreu nesta terça-feira, 16
Com a presença de diversas autoridades, servidores e membros da comunidade em geral, foi inaugurada, na manhã desta terça-feira, 16, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, a exposição fotográfica “Os Últimos Olhares: Iris Rezende”. O tributo reúne memória, arte e história em um espaço de celebração ao legado de um dos maiores líderes políticos do Estado e do país.
Participaram da abertura o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB); o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB); o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB); o ex-prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PSD); além de autoridades, servidores públicos e representantes da sociedade civil.
Emocionada, a empresária Ana Paula Rezende, filha de Iris Rezende, destacou o significado da exposição para a família e para a preservação da memória do ex-governador. “Ele conseguiu entender a importância daquela última gestão, a importância daquele momento. Eu me emociono profundamente com essas fotos e consigo lembrar exatamente como ele era. Isso resume o amor que ele tinha pelas pessoas, em cada olhar, em cada gesto e em cada atitude.”
Bruno Peixoto ressaltou a relevância histórica de Iris Rezende e a importância de manter vivo o seu legado. “Iris Rezende, um dos maiores políticos do país, é uma referência incontestável para Goiás. Sem medo de errar, Iris é o maior político da história do nosso Estado”, declarou.
O presidente do Legislativo também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Iris Rezende e pela família. Ele disse que abrir as portas da Assembleia Legislativa, uma Casa que Iris Rezende já presidiu, para essa exposição é permitir que novas gerações conheçam e se inspirem nesse legado. "Iris nos ensinou que política é sacerdócio, que estamos aqui para servir”, afirmou, lembrando ainda que iniciativas como o programa Deputados Aqui foram inspiradas nos mutirões promovidos por Iris.
Simbolismo
Diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Ricardo Fortunato destacou o simbolismo da exposição e a forte ligação da Casa com a trajetória de Iris Rezende. “Claro que gostaríamos de estar vivendo um momento diferente, com o Iris aqui, de corpo presente, com todo o vigor que sempre teve. Mas a presença espiritual dele é muito forte. A gente sente isso no ambiente, nas fotos e em tudo que está sendo realizado aqui hoje."
Fortunato ressaltou o vínculo da Assembleia com a família Rezende e a responsabilidade de preservar essa memória. Disse que a história não pode ser apagada e que todos têm a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho e manter viva a memória de Iris Rezende Machado e da Dona Iris, figuras que marcaram profundamente Goiás.
Reconhecido por sua proximidade com o povo e pela sensibilidade social, Iris Rezende deixou um legado marcado pelo respeito à população mais humilde e pelo compromisso com o serviço público. A exposição e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Iris Rezende reafirmam esses valores e seguem inspirando novas gerações a acreditarem que a política pode ser exercida com dignidade, humanidade e compromisso com as pessoas.
A exposição
Composta por 40 painéis, a mostra reúne registros inéditos dos momentos finais da atuação política de Iris Rezende, que foi vereador, prefeito de Goiânia por três mandatos, deputado estadual, governador, ministro e senador. A mostra revela não apenas o líder, mas também a humanidade presente em suas decisões, agendas e últimos passos na vida pública.
As imagens, assinadas pelo fotógrafo goiano Jackson Rodrigues, transcendem o caráter documental e convidam o público a revisitar um capítulo fundamental da história de Goiás. Realizada na semana em que Iris completaria 92 anos, em 22 de dezembro, a exposição reforça seu valor simbólico e afetivo.