Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa faz nova celeberação pelo Dia Internacional das Mulheres, por iniciativa do deputado Mauro Rubem

16 de Março de 2026 às 06:55
Crédito: Hellenn Reis
Assembleia Legislativa faz nova celeberação pelo Dia Internacional das Mulheres, por iniciativa do deputado Mauro Rubem
Sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo

Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã de sábado, 14, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende da Caa de Leis. 

Além de Rubem no comando dos trabalhos, compuseram a mesa: diretora do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás, Patrícia Regina de Oliveira; a liderança em Defesa das Mulheres Negras, Janira Sodré Miranda; a liderança do Movimento de Mulheres, Ana Rita Marcelo de Castro; a liderança de Mulheres de Aparecida de Goiânia, Magnólia Borges Lago; e as influenciadoras digitais Andréa Gonçalves e Flaviane Santos.

Ao abrir o encontro, o parlamentar fez considerações sobre à “realidade bárbara e cruel da situação das mulheres no Brasil”, chamando a atenção para o elevado casos de violência de gênero no país. Rubem pontuou que situações de violência contra as mulheres vêm sendo cometidas por agressores cada vez mais jovens, evidenciando a necessidade de correções legislativas.

O legislador elencou ações de seu mandato e também chamou atenção para a importância de políticas públicas voltadas aos homens, no sentido de reduzir as chances de que se tornem potenciais agressores. “A cada 12 minutos a justiça brasileira concede uma medida cautelar. Isso é assustador, mas nós já fizemos algumas iniciativas e desenvolvemos um projeto para trabalhar com os homens, fazer ações e políticas públicas para desarmar esse gatilho que está na mão dos homens, que são as atitudes machistas, patriarcais e que muitas vezes, nós homens, não reconhecemos”, frisou.

Por fim, o parlamentar reafirmou a importância de mudar a lógica e pensamento da sociedade brasileira, de modo a garantir mais segurança e oportunidade às mulheres. “É necessário a gente combater a ideologia da dominação, de subjugar as mulheres e situações onde ela vira um objeto", afirmou, agradecendo a presença de todos no evento.

Superação

Ana Rita de Castro também fez uso da palavra e iniciou sua fala parabenizando as homenageadas. “Todas as mulheres trazem em sua trajetória histórias de superação. Pois para nós sobrevivermos, precisamos superar todos os dias as violências que nos cercam, a misoginia que nos impedem de ocupar espaços, sobretudo os espaços de poder e decisão”, salientou.

Ela agradeceu, ainda, à atuação parlamentar do deputado Mauro Rubem. “Ele acredita na força e na capacidade das mulheres. É muito importante o trabalho que você faz e acho que a gente ensina pelo exemplo. Precisamos de pessoas que enfrentem o problema estabelecido na sociedade”, declarou.

A ativista encerrou sua fala pontuando que a manhã era de homenagem e comemoração por todas as conquistas das mulheres brasileiras, destacando os avanços obtidos ao longo dos anos, inclusive na aprovação de diversas leis voltadas à garantia de direitos. No entanto, observou que histórias de violência ainda fazem parte do cotidiano de muitas mulheres, cujos corpos e vidas seguem expostos a situações que as silenciam e ridicularizam. Apesar disso, ressaltou que as lutas e conquistas femininas têm sido fundamentais para a desnaturalização da violência e das desigualdades.

Andréa Gonçalves tambem falou no evento e refletiu sobre os casos de violência. A influenciadora foi enfática ao afirmar que situações assim sempre ocorreram, mas que a visibilidade aumentou. “Essa violência sempre existiu e talvez até mais grave do que estamos percebendo hoje. O que mudou foi a visibilidade e hoje vemos aquilo que era escondido debaixo do tapete. E é muito importante essa visibilidade, pois a partir do momento que a gente enxerga o problema e se envolve com ele, é que nos comprometemos a resolvê-lo.”

Ela salientou que é necessário a união das mulheres e o apoio dos homens para pôr fim à realidade de violência contra as mulheres. “Mulheres, não se calem, peçam ajuda. E vocês, homens, não se acovardem. Protejam, pois vocês podem e se você, homem, tem algum problema, peça ajuda”, finalizou.

Rotina exaustiva

Magnólia Borges agradeceu, de início, a presença de tantas mulheres no plenário e observou que a rotina pode ser exaustiva, até mesmo nos finais de semana. Ao citar um versículo bíblico, ela destacou que “as mulheres vão além da beleza física, cujo valor supera a de uma joia rara”. Ela também agradeceu ao deputado Mauro Rubem e frisou que ele é fiel apoiador da luta feminina. Em nome dele, Magnólia agradeceu aos demais homens presentes na solenidade. “Isso mostra que vocês respeitam e apoiam as suas esposas.”

Na sequência, Flaviane Santos agradeceu pela oportunidade e dedicou a homenagem à sua mãe. Ela contou que, desde criança, convive em espaços de violência e chamou atenção para uma proteção mais contundente do Poder Público. “Eu vejo a violência do Estado, pois as pessoas que cuidam de outras pessoas em sua casa não têm o acompanhamento do Estado, o acompanhamento psicológico. E essa violência minha mãe sofreu por 40 anos. Gostaria muito que o Estado pudesse olhar para as mães atípicas no entendimento de que essa violência é a pior que existe”, frisou.

Patrícia Regina agradeceu a oportunidade em um sábado onde as mulheres são protagonistas do Plenário Iris Rezende. “É isso que precisamos, protagonizar os espaços. Temos esse direito e esse dever. Esse espaço político e social é muito importante e vamos ocupá-lo em cada oportunidade que tivermos”, observou.

Ela ainda relembrou o papel das mulheres na educação brasileira ao longo da história. Por fim, agradeceu a presença de todas as homenageadas. “Vocês são companheiras, aguerrida e o fato de estarem aqui é um demonstrativo disso. Cada uma tem sua voz e seu papel e precisamos tomar posse disso”, agradeceu.

Patrícia Regina observou o mérito de cada homenageada e parabenizou a ação promovida por Mauro Rubem. “Essa manhã é para celebrar a trajetória extraordinária de mulheres potência. Que se estão nesse plenário é porque se desafiam e se destacam na comunidade. Mulheres que estão em todos os lugares da sociedade. O seu mandato, deputado, enaltece e honra mulheres e meninas de todas as idades”, frisou. 

Ela também observou que a cultura da supremacia masculina se reitera no ambiente digital, onde meninos e homens são ensinado a desprezar, humilhar e violentar mulheres. E encerrou sua fala chamando todas as mulheres a continuar a caminhada em nome da democracia, da soberania e da defesa das mulheres e das meninas. “Vamos juntas, com força e vitória, valor e movimentos dinâmicos na proteção da nossa vida. Para vocês a mulheres guerreiras que horam a minha e a nossa existência. Essa Assembleia está bem bonita com a presença das mulheres”, encerrou.

Após as falas, a palavra foi cedida ao mestre de cerimônia para chamada nominal das homenageadas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.