Assembléia concede título de cidadania a juízes e promotores de Justiça

10 de Dezembro de 2008 às 14:56

Seis personalidades receberam nesta quarta-feira o título de cidadania goiana e uma foi condecorada com a Medalha  do Mérito Pedro Ludovico Teixeira, em sessão especial realizada no plenário Getulino Artiaga. A homenagem partiu dos deputados Júlio da Retífica (PSDB) e Cilene Guimarães (PR). As seis personalidades que ganharam cidadania goiana são as seguintes:

Ivo Fávaro - Juiz de Direito, paulistano de nascimento, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Há 25 anos exerce o cargo de juiz, tendo passado pelas Comarcas de Itapirapuã, Filadélfia e, há 20 anos, está na comarca de Porangatu.

Jerônymo Pedro Villas Boas - Juiz de Direito, mineiro de Uberaba. Foramado há 19 anos, já passou pelas comarcas de Itajá, Cachoeira Alta, Padre Bernardo, indo em 1992 para a Comarca de Porangatu, onde permaneceu até o ano de 1998, quando se transferiu para a Comarca de Morrinhos. Desde 2002 está em Goiânia. É titular da Vara Especializada da Justiça Militar.

Joás de França Barros - Promotor de Justiça, nasceu em Natal (RN), formou-se em Direito no DF. É titular da 1ª Promotoria de Justiça de Porangatu desde o ano de 1995. Já ocupou os cargos de 2º Tenente do Exército Brasileiro, Escrivão e Delegado de Polícia, respectivamente, no Distrito Federal e em Goiás. Em Porangatu, foi venerável da Loja Maçônica Moral e Cultura nº 37 e presidente do Lions Clube.

Wilson Nunes Lúcio - Promotor de Justiça, é de Iturama (MG). Exerceu a Advocacia de 1990 até o início de 1993, quando ingressou no Ministério Público de Goiás. Passou pelas Comarcas de Itajá, Posse e Rio Verde. Em 1999, foi para Porangatu, sendo titular da 2ª Promotoria de Justiça. Exerce a função de Diretor Regional da Associação Goiana do Ministério Público que abrange as Comarcas de São Miguel do Araguaia, Minaçu, Formoso, Estrela do Norte, Mara Rosa, Uruaçu e Niquelândia.

José Maria da Silva - Empresário, é de Água Comprida (MG), mudou-se para Porangatu na década de 70. Já foi frentista e caminhoneiro. Montou um Posto de Combustíveis no Povoado de Linda Vista. Depois, foi produtor agrícola e pecuarista. É maçom e integra, há mais de 30 anos, a Loja Maçônica Caridade e Justiça.

Ziad Joseph Esper - Formado em engenharia civil pela UFG, exerce o cargo de Calculista Estrutural. Libanês naturalizado desde o ano de 1975, veio para o Brasil. Morou inicialmente em São Paulo onde permaneceu por apenas dois anos. Veio para Goiânia com quatro anos de idade. Concilia suas atividades profissionais com o trabalho social-religioso na Comunidade Renovação Carismática Católica de Goiânia.

Na mesma sessão, por iniciativa da deputada Cilene Guimarães, o juiz Júlio César Guaspari Papaleo foi condecorado com a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira. Natural de Porto Alegre (MG), concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez nmestrado e doutorado em Direito Privado
pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.