Nilo Resende avalia importância de prefeitos

07 de Outubro de 2009 às 09:34

A propósito do Dia do Prefeito, comemorado em 6 de outubro, o deputado Nilo Resende (DEM), em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, fez uma avaliação da importância desse gestor público para a localidade que representa. Lembrou que o cargo de prefeito é escolhido por eleição popular, realizada de quatro em quatro anos.

Nilo lembrou ainda que o candidato nomeado, além de ganhar o reconhecimento como representante da cidade, ganha ainda funções políticas como obter auxílios e benefícios para o desenvolvimento social, cultural e econômico da localidade, negociar convênios, apresentar projetos de leis na Câmara Municipal, publicar ou sancionar leis, além de representar legalmente o município.

“Mas a vida de prefeito não é apenas aparecer em noticiário. Uma de suas maiores dificuldades é conseguir recursos para realização dos projetos em todas as áreas, seja saúde, educação, cultura, bem-estar, qualidade de vida, entre outros. Na sua vida pública, o prefeito sofre na pele as imensas dificuldades da falta de recursos financeiros, da limitação dos recursos humanos, da incompreensão de outras autoridades, dos inúmeros obstáculos que se opõem à vontade de bem administrar os municípios ou de bem exercer o papel de gestor municipal”, salientou o parlamentar democrata.

Nilo lembra que sentiu de muito perto as dificuldades enfrentadas por um prefeito municipal, porque seu pai, Onício, e seu irmão, Odair, foram administradores de Quirinópolis, principal base eleitoral do deputado, que representa ainda mais 40 municípios junto ao Legislativo goiano.

“Foi desta dificuldade e da consciência de seu papel que nasceu a força municipalista, buscando unir os prefeitos com o objetivo comum de exigir e propor mudanças que fortalecessem a capacidade de ação dos Poderes municipais".

Para o deputado, "o municipalismo nasceu da consciência de que os mandatários municipais, no seu corpo a corpo diário com o povo, sentem, melhor do que ninguém, as cobranças, as exigências e as necessidades da sua cidade, tendo, portanto, melhores condições de buscar as devidas respostas e soluções”, salienta o deputado.

Segundo o democrata, o prefeito é o grande agente modificador das condições de vida de cada município brasileiro, gerenciando programas e ações do governo nas esferas federal, estadual e municipal.  O deputado aponta, ainda, que ampliaram as obrigações dos municípios nas áreas da Saúde e Educação.

"Hoje os municípios estão fazendo milagre, haja vista que a administração municipal, ao longo dos anos, transformou-se num grande desafio. A escassez de recursos e a transferência de responsabilidades dos Governos — federal e estadual — fazem dos gestores municipais verdadeiros atletas dos seus orçamentos. Além dos orçamentos apertados, ainda é preciso suportar enormes despesas de responsabilidades de outras esferas de Governos, a exemplo de alimentação de presos, liberação de servidores para outros órgãos, aluguéis de casas para juízes, delegados e outros”, afirma Nilo.

Mas o deputado fez questão de ressaltar que ainda sente indignação por uma minoria de prefeitos que se utilizaram da máquina administrativa para se reelegerem. “Eles fazem de junho a outubro do período eleitoral um mandato excepcional, a estes fica a minha indignação”, frisou.

Nilo reconhece que é difícil acabar com os maus políticos, mas admite que o povo brasileiro está mais sábio para escolher seus representantes a cada nova eleição. “E isso me deixa bastante otimista com o futuro político desse país”, arrematou.