Semana Nacional da Vida

09 de Outubro de 2009 às 12:31
Artigo do deputado Frei Valdair (PTB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 08.10.2009.
* Frei Valdair é deputado estadual pelo PTB, único representante da região de Anápolis na Assembleia Legislativa (www.freivaldair.com.br)

Em comemoração à Semana Nacional da Vida, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveremos nesta quinta-feira, em Jaraguá, audiência pública em defesa da vida - contra o aborto. Pretendemos discutir políticas públicas contrárias a ações contra a dignidade do homem, em todas as regiões do Estado. Além da comunidade jaraguense, médicos, advogados e religiosos vão refletir medidas de valorização e defesa do ser humano, desde sua concepção. A data escolhida para a audiência não é em vão. 8 de outubro é o Dia do Nascituro; aquele ser humano já concebido que se encontra no ventre materno, que entretanto, ainda não veio à luz, mas nascerá dentro de um futuro próximo. Instituída pela CNBB, a Semana Nacional de Defesa da Vida é um período no qual os brasileiros são convidados a desenvolverem várias atividades em favor à vida humana em todas as suas dimensões. Na Assembleia Legislativa, tenho pautado minha atuação parlamentar na defesa da vida. Um projeto de minha autoria, já sancionado pelo governador Alcides Rodrigues como Lei nº 16634/09, instituiu o Dia Estadual de Defesa da Vida, em homenagem a Santa Gianna Molla, uma médica italiana que teve complicações na gestação e optou por renunciar à própria vida para não abortar. Neste dia, a Secretaria Estadual de Saúde deve promover eventos nas unidades de saúde, conscientizando a respeito da importância de defender a vida humana, desde a concepção. Também foi aprovado na Assembleia Legislativa requerimento de minha autoria, instalando no Estado a Frente Parlamentar Goiana em Defesa da Vida – contra o aborto. As diretrizes seguem as mesmas da Frente Nacional, criada em 2005, que atua no Congresso barrando as propostas abortistas. Outra medida nesta perspectiva foi o apoio à realização da Marcha Estadual em Defesa da Vida e levar defensores da vida para a Marcha Nacional, em Brasília. Com a audiência, queremos propor e apoiar ações de valorização da vida humana, lutando contra todas as formas contraceptivas que atentam contra a dignidade do homem. Reitero que todo político deve deixar claro ao povo as decisões que representa. Sou contrário ao aborto. Todo ser humano é imagem de Deus, é único, com valor inestimável. Quem o provoca voluntariamente mata cruelmente um ser humano.

O aborto condena à morte um ser humano inocente e indefeso; danifica a saúde física, psíquica e espiritual da mulher; desumaniza as pessoas que o praticam; nega o direito à vida, que é o primeiro de todos os direitos; discrimina os seres humanos, ao decidir quem vai ou não viver; aumenta a violência na sociedade; reduz o ser humano a objeto descartável; ignora a sacralidade e o valor sobrenatural da vida; atenta contra a grandeza da maternidade; além de desrespeitar gravemente as leis de Deus. Temos que reforçar em toda a sociedade goiana a importância de defender a beleza, dignidade e inviolabilidade da vida humana, ameaçadas pela cultura da morte. Somos seres humanos, ininterruptamente, desde a fecundação até o nosso fim natural. Todo homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Diante de uma sociedade que cada vez relativiza mais os valores humanos, se torna essencial evidenciarmos a opinião majoritária dos brasileiros radicalmente contra o aborto.

Por fim, quero provocá-los a refletir duas declarações referentes ao assunto aqui abordado. Do papa João Paulo II: “O aborto é um crime abominável, uma vergonha para a humanidade.” E do papa Bento XVI: “O amor verdadeiro procurará sempre mais a felicidade do outro, se preocupará cada vez mais dele.” Que essas meditações consolidem em nossa sociedade as convicções a favor da vida.