Ícone alego digital Ícone alego digital

Defesa da vida

09 de Outubro de 2009 às 15:00
Frei Valdair promove em Jaraguá audiência em Defesa da Vida - Contra o Aborto, em comemoração ao Dia do Nascituro.

O deputado Frei Valdair (PTB) promoveu nesta quinta-feira, 8, na Câmara Municipal de Jaraguá, audiência pública em Defesa da Vida - Contra o Aborto. O evento foi em comemoração à Semana Nacional da Vida e pelo Dia do Nascituro, instituídos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Nesse período, todos nós, cristãos, somos convidados a desenvolver várias atividades em favor da vida”, salientou o parlamentar, no início do encontro.

Em uma sociedade que cada vez mais relativiza a beleza e a dignidade da vida humana, torna-se essencial manifestarmos nossa posição contrária ao aborto. Neste dia, em que comemoramos o Dia do Nascituro, queremos discutir medidas para conter as políticas abortistas e também fazermos um grande ato de valorização da vida humana”, destacou Frei Valdair.

O deputado destacou que, apesar de o Brasil ser um País majoritariamente cristão, os defensores da vida necessitam se atentar e mobilizar politicamente. Frei Valdair ressaltou que o principal objetivo do encontro foi o de ouvir sugestões de como contribuir para políticas públicas de valorização da vida humana. “Queremos ouvir a voz da comunidade, das Igrejas, dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. A partir das sugestões colhidas neste encontro, vamos elaborar ações de valorização e defesa da vida humana, desde a concepção”, afirmou.

Frei Valdair ainda esmiuçou o projeto de lei, de sua autoria, aprovado pela Assembleia Legislativa e já sancionado pelo Governo estadual, que instituiu o Dia Estadual de Defesa da Vida, em 28 de fevereiro. Segundo a lei, nesse dia, a Secretaria Estadual da Saúde deverá promover eventos nas unidades de Saúde, conscientizando a respeito da importância de defender a vida humana.

Participaram da mesa de autoridades, o especialista em Bioética e representante do Pró-Vida de Anápolis e Luziânia, o biólogo Alden José de Almeida Araújo; o presidente da Câmara Municipal de Jaraguá, vereador Gaspar Gonçalves da Costa; a secretária municipal de Administração, Maria Maura, que representou o prefeito da cidade; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Jaraguá, delegado Adão Leite de Andrade; o diácono João Batista Silva e a representante do Conselho Pastoral Paroquial de Jaraguá, a odontóloga Vera Lúcia Bravo.

Bioética

Especialista em Bioética, Alden Araújo, que representou o Pró-Vida das Dioceses de Anápolis e Luziânia, explicou o funcionamento do movimento a favor da família. “O objetivo é unir os cristãos para que seja feita uma ação efetiva contra o aborto”, explicou. Em seguida, explicou os conceitos da Bioética que confirmam o início da vida desde a concepção. “A união das células germinativas e a troca de material genético são a prova do início da vida humana”, salientou.

Alden Araújo ainda abordou pontos de tratados internacionais, como o Pacto da Costa Rica, em que países, inclusive o Brasil, se comprometeram em defender a vida em todas as suas dimensões. “É com muito pesar que vemos projetos abortistas em tramitação na Câmara dos Deputados. Os cristãos devem se unir efetivamente para conter essas propostas”, reiterou. Por fim, o biólogo sugeriu ao deputado, a apresentação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa, proibindo a comercialização indiscriminada da pílula-do-dia-seguinte em Goiás. “A Ciência prova que é uma pílula abortiva”, concluiu.

Cumprimentos

O presidente da Câmara Municipal de Jaraguá, vereador Gaspar Gonçalves da Costa, e a secretária Maria Maura cumprimentaram Frei Valdair pela iniciativa da audiência e pela luta em salvar vidas. O delegado Adão Leite colocou a OAB-Jaraguá à disposição do deputado, “em ações para defender a vida”.

Representante das pastorais e movimentos da Igreja Católica, Vera Bravo destacou que a audiência pública representa uma semente lançada e que produzirá frutos concretos de valorização e defesa da vida. “Como uma pessoa que tem Deus no coração pode não defender uma criança indefesa?”, refletiu. Também destacou a necessidade de os cristãos caminharem juntos nessa ação. Por fim, sugeriu um trabalho de conscientização dos jovens nas escolas.

Em seguida, o diácono fez uma reflexão sobre a criação do homem, “obra perfeita, semelhança de Deus”. João Batista ainda convocou todos a essa luta e proclamou o versículo bíblico: “Para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

A seguir, estudantes fizeram perguntas aos membros da mesa. Diretora do Colégio estadual Silvio de Castro, a professora Rosália Nogueira fez algumas indagações a pedido dos alunos. “Nós, jaraguenses, nos sentimos lisonjeadas com essa audiência em nossa cidade. Refletir temas de valorização da vida, em um mundo, onde ela parece que cada dia, vale menos”, afirmou.

Questões referentes ao aborto em caso de estupro, incesto, gravidez na adolescência e utilização da pílula-do-dia-seguinte foram discutidas. Os representantes da Igreja Católica explicaram a posição da instituição, que não aceita em nenhuma hipótese o aborto, “nem em situações monstruosas”. “Não podemos solucionar um crime com outro crime”, explicou o diácono.

Por fim, Frei Valdair agradeceu os participantes pela elucidação das dúvidas e pelas sugestões acolhidas na audiência, principalmente em formas de conscientização da juventude. O parlamentar afirmou ainda que, diante da relevância do tema, serão realizadas audiências públicas em outras cidades.
 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.