Ícone alego digital Ícone alego digital

Informática

09 de Outubro de 2009 às 15:21
Participantes consideram positivo o 12º Encontro Nacional aplicado ao Legislativo, encerrado nesta sexta-feira, 9.

A palestra "Portais públicos como instrumentos de transparência na Era da Web Social" encerrou, nesta sexta-feira, 9, pela manhã, as atividades do 12º Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo (Enial), sediado este ano pela Assembleia Legislativa de Goiás. O evento foi  organizado pela Diretoria de Recursos Humanos com participação da Seção de Desenvolvimento. O balanço dos trabalhos é considerado positivo pelos participantes.

Chefe do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Interlegis, Luiz Fernando Machado disse que o Enial foi criado pelo Senado para promover a modernização e integração do Poder Legislativo brasileiro em todas as suas esferas. Ele é um dos participantes que avalia positivamente o evento em Goiás.

Na avaliação de Luiz Fernando, o Enial demonstrou a necessidade de haver a continuação da troca de experiências entre os usuários dos produtos e serviços do Interlegis. Para ele, que ocupa o cargo de Instrutor do Instituto Legislativo Brasileiro, experiências desse tipo devem ser sempre contínuas.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Assembleia, Jacqueline Lima, o Encontro Nacional é fundamental para estabelecer uma rede de troca de informações entre os servidores da Casa e outras Assembleias, Câmaras Municipais, também o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. Ao todo, quatro ambientes da Assembleia goiana foram utilizados no evento.

Os auditórios Costa Lima, Solon Amaral e a sala de conferências receberam minicursos, palestras e exposições de estudos de casos. Já o saguão principal abrigou stands de empresas e instituições ligadas ao setor legislativo e informático.

O publicitário, consultor e especialista em Comunicação Digital, Hélio Teixeira, diz que é grande o impacto das novas mídias digitais no mundo contemporâneo e seu uso como veículo para possibilitar uma divulgação mais transparente e interativa de informações. “O grande objetivo é trazer as pessoas para nossos portais, para que elas se envolvam com nossas organizações, sempre com relacionamento transparente com o usuário”, destaca.

Hélio, que é editor do blog Chapa Branca, ainda salienta que os portais públicos contemporâneos devem ser construídos de maneira interativa. “A comunicação digital é fundamental e envolve várias áreas do conhecimento humano. As pessoas devem querer vir dialogar, interagir e colaborar nos portais”, explica.

Gestor de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara Municipal de Birigui em São Paulo, Iber Vasconcelos Júnior participou pela primeira vez do Enial. Segundo Iber, o momento não poderia ser mais oportuno, pois o local onde trabalha está em fase de implantação de produtos do Interlegis.

Entre os serviços - que também estão sendo implementados em outras Câmaras de Vereadores - estão incluídos o portal-modelo, o Sistema de Apoio Parlamentar (Saap) e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl), temas que foram amplamente abordados no 12º Enial. “Sem falar que o encontro ofereceu a possibilidade de trocar experiências com profissionais de todo o Brasil”, complementa.

Presença de 10 Estados

Outros palestrantes que também saíram satisfeitos do evento foram Frederico Guedes, diretor-geral do Ministério Público de Goiás, e Eduardo Abdon Moura, procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Goiás. Já Eduardo Sumio Ishida Junior, da Câmara Municipal Ribeirão Preto, e Jean Ferri, analista de sistema da Interlegis, estão entre os profissionais que ministraram cursos.

Presidente do 12º Enial, Heber Valdo Nogueira, da Seção de Desenvolvimento de Sistemas da Assembleia, diz que houve a presença de representantes de 10 Estados brasileiros. "Isso permite uma troca de informações muito produtiva”, resume. Nogueira destaca como um dos pontos altos a palestra de Eduardo Abdon Moura, que falou sobre o tema “A Importância do Planejamento Estratégico na visão do Gestor”. “Ele foi aplaudido de pé”, destaca.

Heber ainda disse que uma inovação deste evento foi a realização de minicursos, que foram ministrados paralelamente e contaram com temas diferentes, atingindo as áreas mais importantes da informática dentro do Poder Legislativo.

Diretor-geral do Ministério Público do Estado de Goiás, Frederico Guedes ministrou palestra sobre Planejamento Estratégico em Tecnologia da Informação. A conferência foi realizada no auditório Costa Lima. “A tecnologia da informação tem trazido grande modernização para as instituições, tanto públicas quanto privadas”, ressaltou Frederico Guedes. O conferencista parabenizou a Assembleia Legislativa goiana pela iniciativa de sediar o mais importante encontro brasileiro do setor de informática aplicada ao Legislativo.

Segundo Guedes, a tecnologia da informação associada ao processo de tomada de decisões torna-se um diferencial que deve ser incentivado em todas as organizações. O palestrante ainda abordou o processo de gestão, as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) feitas em 2008 para as instituições públicas, e o caminho percorrido pelo Ministério Público referente à tecnologia da informação.

Enial

Criado em Brasília, em 1996, pelo Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), o Enial é hoje o mais importante encontro brasileiro do setor de informática aplicada ao Legislativo, constituindo um espaço destinado ao debate e à troca de experiências de servidores, gestores e usuários. A cada nova edição, uma casa legislativa é sorteada para sediar o evento.

Os Estados do Rio Grande do Sul e do Piauí são os candidatos para sediar o próximo encontro, que acontece no final do primeiro semestre de 2010. Segundo os organizadores, o resultado será conhecido nos próximos meses.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.