Solidariedade

10 de Março de 2010 às 12:08
Helder Valin e vários deputados visitam Hospital Araújo Jorge, mantido pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás.

O presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin (PSDB), e os deputados Coronel Queiroz (PTB), Helio de Sousa (DEM), Júlio da Retífica (PSDB), Vanuza Valadares (PSC) e Wagner Guimarães participaram de um café da manhã promovido pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10, no Centro Médico da instituição.

Logo após o café da manhã, os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer às instalações do Hospital Araújo Jorge, com destaque para a ala pediátrica, do Centro Integrado de Oncologia e do Centro Médico, onde funciona o Banco de Sangue. Durante a visita às instalações, a presidente da ACCG, Criseide de Castro Dourado, falou aos deputados sobre as recentes conquistas, os novos projetos da instituição e sobre as necessidades ainda existentes.

Criseide de Castro agradeceu à Assembleia Legislativa pelo apoio dado à instituição, principalmente na aprovação de projetos de lei em benefício da Associação. “Ficamos muito agradecidos pela confiança depositada nesta instituição. Tenham a certeza de que somos conscientes que esta confiança implica em uma maior responsabilidade da instituição perante a sociedade”, declarou.

Segundo a presidente, o apoio do Poder Público, dos empresários e da sociedade é fundamental para a ACCG, já que o resultado operacional da instituição é sempre menor do que o necessário para a manutenção de suas atividades e para o investimento no aumento da capacidade de atendimento. A ACCG realiza em média 26 mil procedimentos por mês, sendo que mais de 80% dos atendimentos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Em algumas áreas, como radioterapia ou pediatria, o atendimento pelo SUS chega a mais de 90%”, afirmou.

Criseide de Castro ainda lembrou que o custo do tratamento de câncer é muito alto. Segundo ela, a ACCG gasta por mês uma média de R$ 600mil apenas com remédios e R$ 20 mil com a manutenção de cada um dos quatro aparelhos de radioterapia da entidade, além de realizar gastos também com a assistência a pacientes carentes. “A nossa demanda é muito grande. Além do Estado, várias pessoas de outras regiões do País nos procuram”, acrescentou.

Os parlamentares foram unânimes em ressaltar o trabalho desenvolvido pela entidade. Presidente da Assembleia, Helder Valin contou que constantemente a Casa recebe projetos de leis que beneficiam a instituição. “A aprovação destes projetos e a inclusão de emendas ao Orçamento do Estado em favor da instituição é a forma como nós, deputados, podemos ajudar na realização deste trabalho tão nobre”, avaliou.

Helio de Sousa, que já ocupou o cargo de secretário estadual de Saúde, afirmou que ACCG é uma grande parceira do Estado. “Os hospitais particulares atendem àqueles que lhe interessam. Porém, cabe aos hospitais públicos e filantrópicos o atendimento indiscriminado dos cidadãos. A ACCG pode estar certa de que, qualquer que seja a bandeira levantada pela instituição, a Assembleia estará ao seu lado”, enfatizou.

O deputado também comentou sobre o veto do Governador ao projeto de lei que cria o Estatuto do Câncer. De acordo com o parlamentar, a Procuradoria do Estado entendeu que havia vício na proposta. Helio de Sousa afirmou que os parlamentares estudaram o veto e buscaram um acordo para que o projeto possa ser sancionado.

Wagner Guimarães enfatizou a qualidade do atendimento prestado pela ACCG e afirmou que Poder Público deve se comprometer mais com a Associação. O deputado Júlio da Retífica tem a mesma opinião. “Se o SUS não cobre integralmente os procedimentos realizados, o Governo deve contribuir de outras formas para a manutenção do atendimento”, afirmou.

Vanuza Valadares afirmou que a ACCG é um orgulho para os goianos por ser referência no Brasil no tratamento do câncer. “É uma Associação que realmente cumpre a sua função social”, acrescentou Coronel Queiroz.