Exemplo: Diadema

12 de Março de 2010 às 11:55
Mauro Rubem, guardas municipais e assessores conhecem experiência de combate à violência na cidade paulista.

O deputado Mauro Rubem (PT), em companhia da comitiva formada por guardas municipais do Estado de Goiás, participou nesta tarde desta sexta-feira, 12,  da cerimônia de assinatura de termo de parceria entre o Banco de Alimento de Diadema e as entidades beneficiadas.

O evento, que conta com a presença de diversas autoridades locais, como o prefeito da cidade, Mário Reali (PT), e o secretário de Segurança Alimentar, Pedro Soares, é resultado do trabalho feito pelo Banco de Alimentos, que existe desde 2003 na cidade. Conforme dado apresentado, cerca de 617 toneladas de alimentos foram arrecadados em 2009. “Além de acabarmos com o desperdício, estamos ajudando milhares de pessoas”, ressaltou Pedro Soares.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado Mauro Rubem aproveitou a oportunidade para agradecer a hospitalidade e elogiou o trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos no município de Diadema. “A experiência de Diadema efetivamente nos aponta para uma solução aos problemas vividos em Goiás”, disse o parlamentar.

Defesa Social

O deputado Mauro Rubem (PT) e a sua comitiva participaram também de uma apresentação organizada pelo secretário de Defesa Social de Diadema, José Francisco. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Defesa Social do município paulista, tambem nesta sexta-feira, 12.

O secretário explicou aos guardas municipais de Goiás como é feito, em Diadema, o trabalho de Segurança Pública. Através de diversos quadros comparativos e informativos, José Francisco falou sobre um programa desenvolvido para a Secretaria, mostrando um mapa com diversas demarcações que representam os maiores índices de violência.

O secretário mostrou a divisão dos bairros, onde estão localizadas as escolas e bares da cidade. Conforme a explanação, ao cruzar as informações é possível verificar os locais onde estão ocorrendo os crimes e assim adotar as medidas necessárias.

O secretário falou também sobre o motivo da redução dos crimes na região e acha errado dizer que foi somente pelo fechamento dos bares. “A segurança não se combate com uma ação isolada, é um processo constante.  Não foi só o fechamento de bares que diminuiu o índice de homicídios na cidade. Melhoramos também a qualidade de vida da população, iluminando as favelas, ajudando na construção de casas melhores e colocando um fim nos barracos”, ressaltou.

Receptividade

A comitiva de 20 guardas municipais do Estado e assessores da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás, organizada pelo seu presidente, o deputado Mauro Rubem (PT), chegou à cidade de Diadema, localizada na grande São Paulo, no final da manhã desta sexta-feira, 12.

Em Diadema, a comitiva foi recepcionada na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, onde assistiu a uma apresentação, feita pelo secretario de Defesa Social de Diadema, José Francisco, sobre o trabalho que vem sendo feito na cidade para combater a violência.

O grupo, juntamente com o deputado petista e seus assessores, veio até a cidade para conhecer a experiência na area de Segurança Pública. O município de Diadema já foi considerado um dos mais violentos do mundo e hoje é uma referência nacional no combate a violência.

Histórico

Em 2000, o município de Diadema foi considerado um dos mais violentos do mundo. A cidade chegou a atingir o índice de 100 homicídios por cada 100 mil habitantes. A média tolerável para que uma região seja considerada segura é de até 8,5 homicídios para essa mesma proporção populacional.

Para atingir essa média de segurança e tornar-se referência nacional no combate à violência foram realizadas, naquela região, ações integradas entre os órgãos responsáveis pela Segurança Pública, a sociedade civil e o Poder Público.

A comitiva do petista continua na cidade neste sábado, 13, realizando visitas, coordenadas pela Guarda Municipal de Diadema, às áreas de maior risco do município paulista, para conhecer as ações implementadas em cada uma delas. Segundo a assessoria de imprensa do deputado, a visita tem como objetivo conhecer a experiência dessa região, ver como as ideias foram discutidas e trazer esse debate para os municípios goianos, que têm apresentado um índice crescente de violência.