Juventude: pés no presente, cabeça no futuro

15 de Março de 2010 às 11:36
Artigo do deputado Fábio Sousa (PDSB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 06.03.2010.
* Fábio Sousa é deputado estadual do PSDB, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (www.fabiosousa.com.br) (www.twitter.com/depfabiosousa)

No último dia 5 de março, promovi, juntamente com organizações representativas da juventude, um seminário de políticas públicas para a juventude. O início de um amplo debate com a sociedade em prol de uma juventude que vivencia um presente difícil e precisa pensar e planejar um futuro promissor.

Cerca de 60% da população brasileira, incluindo a população goiana, tem entre 15 e 35 anos. A maioria da nossa população é jovem e está sofrendo com as ansiedades e preocupações que nosso tempo insiste em afligir. A falta do primeiro emprego, violência constante e crescente, proliferação desenfreada das drogas ilícitas, má qualidade da educação, falta de acesso a um sistema de saúde de qualidade e, sobretudo, uma desesperança com o futuro, que está chegando cada vez mais cedo.
Isso tudo me leva a pensar como homem público, o que devemos e podemos fazer em prol desta juventude tão sedenta de uma vida melhor. Preocupar-se com a juventude não é apenas pensar no futuro, é agir no presente.

Há pouco escrevi sobre o mesmo tema aqui no Diário da Manhã. Disponibilizei um link em meu site, no qual recebi muitas sugestões sobre a estruturação de um plano estadual da juventude. Um projeto que representa na sua essência os anseios da juventude em busca de soluções para toda esta problemática.

Apresento a você um esboço, uma ideia que apenas é o início de um debate que pretendo coordenar com todos, de forma suprapartidária, buscando a construção de um verdadeiro programa de projetos, leis, iniciativas e ações concretas em prol de um desenvolvimento social, econômico e cultural para a nossa juventude.

O pré-plano tem três marcos – objetivos principais –, que são: garantir a capacitação e a igualdade de oportunidades para juventude, promover políticas de recuperação e prevenção a jovens em situação de risco e promover a cidadania completa que englobe acesso a serviços públicos de qualidade, à cultura, ao lazer e às práticas esportivas.

Precisamos impulsionar a capacitação dos jovens goianos, através de melhorias no ensino público, investindo desde o ensino primário, até a promoção de cursos pré-vestibulares gratuitos para que os alunos da rede pública possam competir nos vestibulares em iguais condições com os alunos oriundos das escolas particulares e o acesso irrestrito a todos os interessados a uma educação superior de qualidade.

Incentivar a criação de centros de educação técnica e tecnológica e de qualificação para o mercado de trabalho. Facilitar a inclusão no mercado de trabalho, sobretudo o acesso ao primeiro emprego de toda a juventude. Apoiar iniciativas individuais e coletivas dos jovens empreendedores, com o acesso ao crédito e treinamento.

E ainda universalizar o acesso à internet de banda larga, através de centros gratuitos, e proporcionar o ensino de línguas, informática e educação financeira na rede pública estadual.

Difundir o hábito da leitura, através da construção de novas bibliotecas populares e da melhoria das bibliotecas já existentes. Promover e apoiar a produção científica e tecnológica para juventude.

E ainda dois planos ambiciosos, mas amplamente necessários: criar uma universidade municipal em Goiânia, com ampla grade de cursos que venham atender à demanda da grande Goiânia e desenvolver mecanismos para facilitar a aquisição de moradia para jovens, sobretudo jovens pais de família.

A segunda ação também importante é promover políticas de recuperação e prevenção de jovens em situação de risco, fortalecendo as instituições de apoio aos jovens.

As instituições sem fins lucrativos que apoiam o jovem, como instituições esportivas, religiosas e sociais, devem ter o apoio do governo para melhorar e ampliar esse trabalho.

Precisamos ainda estabelecer uma campanha permanente de informação e assistência em relação ao sexo seguro, gravidez e planejamento familiar entre os jovens e adolescentes e ainda apoiar mães e pais adolescentes através de processos educativos e de orientação, com acompanhamentos periódicos, visando o fortalecimento familiar.

Devemos também fortalecer programas de assistência social e saúde para jovens dependentes de álcool e outras drogas, que, sabemos, são responsáveis por destruir famílias e jovens de grande potencial e talento.

A terceira e última ação deste projeto inicial visa promover a cidadania, cultura e lazer e a prática esportiva.

Facilitar o acesso aos bens culturais da sociedade, como cinemas, espetáculos teatrais, arenas esportivas, e incentivar essas ações através de prêmios, competições e festivais.

Desenvolver ainda programas de apoio à criatividade e à expressão cultural de jovens. Seja através das artes plásticas, dança e música – expressão direta da juventude, de seus ideais e expectativas. Incentivar a prática esportiva e de lazer, como congraçamento entre jovens, promovendo amizades vindas de ambientes sadios.

Por fim, o plano visa promover e patrocinar jovens carreiras esportivas, visando a formação do atleta profissional, visando grandes eventos e campeonatos, como a Copa de 2014, a ser realizada no Brasil, e as Olimpíadas de 2016, a ser realizada no Rio de Janeiro.

Neste texto, apresento minha ideia inicial. Há muito ainda a ser debatido. Iniciamos este processo com nosso seminário de políticas públicas para juventude com o tema: “Pés no presente e a cabeça no futuro”.