Ícone alego digital Ícone alego digital

Mulheres

15 de Março de 2010 às 17:26
A senadora Lúcia Vânia abriu na tarde desta segunda-feira, 15, o II Fórum de Debate das Mulheres Parlamentares.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) abriu na tarde desta segunda-feira, 15, o II Fórum de Debate das Mulheres Parlamentares. O evento tem como objetivo discutir os rumos da participação das mulheres na sociedade. A realização é da Assembleia Legislativa e o evento vai acontece no Auditório Costa Lima. Essa será mais uma atividade promovida pela Casa englobando as comemorações relativas ao Dia Internacional da Mulher

A tucana Lúcia Vânia é responsável pela primeira palestra que abre as atividades do dia, com o tema: "Participação da mulher nas eleições majoritárias nacionais e estaduais". O fórum, que teve início às 15 horas, é uma promoção da Diretoria de Recursos Humanos da Casa.

Participação

Em entrevista coletiva que antecedeu o evento, a parlamentar afirmou que a política brasileira ainda carece de maior participação das mulheres. "Ao longo dos anos, as mulheres experimentaram muitos avanços, com maior participação na Educação e maior inserção feminina no mercado de trabalho. Mas a atividade política ainda é eminentemente masculina, no Brasil", avaliou.

Para a tucana, vários motivos favorecem a pouca participação feminina na política. "A estrutura de muitos partidos, cujos donos não acreditam no acesso democrático e igualitário de homens e mulheres ao poder, é um grande problema. Outro fator agravante é que dificilmente a mulher abre mão da vida familiar para se empenhar na atividade política", acrescentou Lúcia Vânia.

A parlamentar concluiu a entrevista, pedindo o apoio da sociedade em prol da maior participação das mulheres na vida política. "Neste ano, durante a minirreforma política, acrescentei um proposta que confere maior espaço às mulheres na atividade parlamentar. É preciso que haja uma participação mais equilibrada, que envolva tanto o olhar masculino quanto o feminino, na composição política nacional. A maior presença da mulher é fundamental para que isso aconteça", concluiu.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.