"Pré-sal é patrimônio dos brasileiros", diz João Pedro Stédile
Presente na audiência pública "Pré-Sal, riqueza do Brasil", o coordenador da Via Campesina, João Pedro Stédile, falou à imprensa sobre a participação de movimentos sociais nas discussões. A audiência pública teve início às 16h30 desta sexta-feira, 16, e acontece no auditório Costa Lima.
Stédile explicou que os movimentos têm como principal objetivo incentivar a aplicação dos recursos do pré-sal em setores que priorizem os interesses nacionais. "Queremos que nossas reivindicações sejam transformadas em lei. O MST participa deste evento, juntamente com a Via Campesina, em defesa do petróleo nacional", afirmou.
O coordenador também defendeu a exploração do petróleo exclusivamente por empresas brasileiras. "O petróleo é um bem natural e, portanto, deve ser considerado propriedade de todos os brasilieiros. Somos contra a concessão da exploração para empresas estrangeiras. A riqueza do pré-sal deve ser explorada por estatais nacionais", argumentou.
Stédile também disse que toda a riqueza gerada pelo pré-sal deve priorizar o atendimento das necessidades nacionais. "Devemos priorizar setores como a petroquímica, que produzem bens úteis à sociedade, além dos combustíveis. Além disso, a riqueza gerada deveria ser melhor distribuída por todo o País", concluiu.