Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia recebe feira de artesanato e exposição de artes plásticas

23 de Abril de 2010 às 10:52

Na terça-feira, 27, o saguão de entrada da Assembleia Legislativa abrigará uma feira de artesanato do Centro de Convivência Pequeno Aprendiz (CCPA) e a exposição do artista plástico Bento Cassiano de Sousa. Tanto a feira quanto a exposição estarão abertas ao público até sexta-feira, 30, das 8 às 18 horas. A promoção é do Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI).

O CCPA, situado na cidade de Catalão, passou a funcionar no ano de 2004, tem capacidade para mais de mil atendimentos diários, e oferece tratamento médico-odontológico, transporte, alimentação, reforço escolar, salão de beleza e atividades de qualificação profissional.

Os alunos podem desenvolver habilidades manuais como vagonite, ponto-cruz, pintura em tecido e madeira, artesanato em lã, malha e barbante, artesanato em gesso, macramé e biscuit. As peças produzidas por eles estarão expostas na feira, que foi proposta pela deputada Adriete Elias (PMDB).

Meio ambiente

Será realizada também, a exposição “Arte em defesa do meio ambiente”, do artista plástico Bento Cassiano de Sousa. A exposição tem como objetivo a divulgação cultural do Centro-Oeste, conscientizar o público sobre a preservação do meio ambiente e coibir o tráfico ilegal de animais silvestres. A proposta é de iniciativa do deputado Tiãozinho Costa (PT do B).

Bento de Souza, 52 anos, vem enfocando em sua arte os pássaros e as flores do Cerrado. Sua afinidade maior são as araras. Após alguns anos de experiência na Europa, o artista viu a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a extinção destes pássaros e da flora inigualável do Brasil, que vem sendo exterminada pelo desenvolvimento urbano desordenado.

A exposição faz parte do projeto cultural Terra Brasilis, com enfoque em artes plásticas, que foi apresentado a convite da Escola Clube Migros, na cidade de Friburgo (Suíça), com 35 obras em óleo sobre tela. O vernissage aconteceu de fevereiro a junho de 2007, com uma turnê pelas principais cidades daquele País.

“Com essa exposição quero mostrar a necessidade de conscientizar o público sobre a preservação do meio ambiente e coibir o tráfico ilegal de animais. Temos a obrigação de repensar nossas atitudes e fazermos o necessário para que as gerações futuras adquiram o devido respeito à natureza. Temos a oportunidade de iniciar este processo através do estímulo à apreciação das artes", comentou Cassiano.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.