Fábio Sousa lançou o Manifesto Goiano de Combate à Pedofilia

11 de Junho de 2010 às 09:52

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga casos de pedofilia e abuso sexual contra menores em Goiás, o deputado Fabio Sousa (PSDB) lançou, nesta quinta-feira, 10, na Câmara de Vereadores, o Manifesto Goiano de Combate à Pedofilia. Em seu pronunciamento na abertura do evento, Fabio Sousa salientou que o lançamento do Manifesto é mais uma forma de despertar a sociedade para o problema.

Além de Fabio Sousa, a mesa foi composta pelos seguintes integrantes: vereadores Doutor Gian Carlos (PTC) e Maurício Beraldo (PSDB); procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Eduardo Abdon Moura;  presidente da OAB Goiás, Henrique Tibúrcio;  e Adriana Accorci, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, representando o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Aredes Correia.

Ainda compuseram a mesa o promotor Everaldo Sebastião de Sousa,
coordenador do Centro de Apoio à Infância e Adolescência do Ministério Público de Goiás; apóstolo Cesar Augusto, da Igreja Fonte da Vida; Wiiliam Fabian, juiz da 2ª Vara de Inhumas; e Carlos Elias da Silva, primeiro corregedor e diretor do Fórum de Goiânia, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Paulo Teles.

Fabio Sousa destacou que a sociedade tem que unir forças e promover uma grande mobilização para combater o problema, mas ressaltou que cada um tem de fazer sua parte, pois, na maioria dos casos, o pedófilo é alguém da família. O parlamentar lembrou que Goiás ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de pedofilia virtual e possui 60 pontos de prostituição infantil. “As crianças estão sendo destruídas em seu corpo e em sua alma”, salientou.

O deputado tucano disse ainda esperar que o evento servisse para formar multiplicadores que iriam falar do problema em casa e para pessoas da vizinhança. A gravidade do problema, salientou
Fabio Sousa, é que crianças vítimas de abusos sexuais sofrem todos os dias e não têm onde recorrer.

A delegada Adriana Accorci afirmou que o nível de conscientização na sociedade está maior, mas o problema continua ocorrendo, por isso, a importância de se combater o problema. “A cada dia o número de denúncias vem aumentando”, frisou. Já o presidente da OAB-Goiás, Henrique Tibúrcio, ressaltou que é difícil combater a pedofilia porque, na maioria dos casos, os abusos sexuais são cometidos por pessoas da própria família, mas ressaltou que, se toda a sociedade se envolver, o problema poderá ser minimizado.

O encontro foi realizado no Auditório Jaime Câmara, da Câmara de Vereadores.
Na plateia, a presença de lideranças de bairros, conselheiros tutelares, vereadores, educadores, representantes de outras categorias e pessoas da sociedade.