11 de Junho de 2010 às 11:56
A Assembleia entregou nesta sexta-feira, 11, o Prêmio Altamiro de Moura àqueles se destacaram na defesa do meio ambiente.

A Assembleia Legislativa, por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entregou, durante a sessão especial desta sexta-feira, 11, o Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de Preservação do Meio Ambiente. A honraria foi instituída em 1995 e é concedida pela Assembleia, anualmente, a entidades e pessoas que se destacam na luta pela preservação e defesa do meio ambiente em Goiás.

O Prêmio Altamiro de Moura se divide em três categorias. O Troféu Aroeira, destinado a entidades ou pessoas que se destacaram na preservação do meio ambiente em Goiás. Este prêmio foi entregue à superintendente de Saneamento e Engenharia da Secretaria de Cidades, Lívia Maria Dias; ao engenheiro agrônomo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Antônio Paqualetto; e ao Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC-GO, no ato representado pelo professor Júlio César Rubim.

A Comenda dos Ipês, concedida aos que se destacaram na divulgação da causa ambiental, foi entregue à analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Maura Lazara Leão; ao Programa Agrinho, representado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner; e à jornalista do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Doris Costa.

Às entidades ou pessoas que se destacaram na preservação do meio ambiente em nível nacional, foi entregue a Comenda Araguaia. São elas:  Clóvis José de Almeira, representante da Rede Milka (Sorvetes Fruto do Cerrado); o geólogo PHD em Ciências do Solo Sensoriamento Remoto, professor Laerte Guimarães Ferreira Júnior; o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas e reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil; e o doutor agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, Emiliano Lobo de Godoi.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanuza Valadares (PSC) lembrou um pouco da história e do significado do nome da premiação. “O nome deste prêmio é uma homenagem ao senhor Altamiro de Moura Pacheco, que vendeu a Fazenda Dois Irmãos para o Governo do Estado de Goiás, para que fosse transformada em unidade de conservação estadual de proteção integral. Com esta atitude, foi possível preservar um dos últimos vestígios da vegetação caracterizada como mata seca”, explicou.

A deputada ressaltou ainda que a premiação acontece há 14 anos na Assembleia como reconhecimento às pessoas que trabalham pelo meio ambiente em Goiás. “Parabéns a todos os homenageados e que o trabalho de vocês continue sendo referência para o Estado de Goiás e um exemplo para o Brasil”, disse a parlamentar.

Mesa

A mesa da sessão foi composta pelo presidente em exercício, deputado Wagner Guimarães (PMDB); pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Roberto Gonçalves Freire, representante do governador Alcides Rodrigues Filho (PP); pelo diretor do Foro de Goiânia, Carlos Elias da Silva, representante do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles; pela representante do procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Abdon Moura, Sandra Maria Garbelini; e pelo reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil.

Ainda fizeram parte da mesa o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Wolmir Therezio Amado; o secretário de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Luiz Siqueira, representante do senador Marconi Perillo (PSDB-GO); o representante da Brigada de Operações Especiais, Major André Lúcio Ricardo Couto; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Goiás, Ary Soares dos Santos; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, José Mario Schreiner; e o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Gerson de Almeida Taguatinga.