Ícone alego digital Ícone alego digital

Dicas do trabalho

14 de Junho de 2010 às 18:09
Programa da TV Assembleia "Fique de Olho" apresentará nesta quarta, 16, dicas sobre segurança no trabalho.

O programa "Fique de Olho" da TV Assembleia apresentará, nesta quarta-feira, 16, dicas sobre segurança no local de trabalho. O entrevistado da Casa, Capitão Edson Cândido Ribeiro, explica que a tecnologia do local e toda sua engenharia devem prezar pela integridade física de seus trabalhadores.

"Os acidentes graves e até os simples devem ser evitados, porque todos os locais construídos que deixam seus funcionários confinados, como o caso de escritórios e empresas, são avaliados pelo Corpo de Bombeiros antes de seu uso", afirma capitão Edson.

O capitão informa que os detalhes de cada local também devem ser analisados, como é o caso da obstrução de mesas e armários nas portas e saídas. Segundo Edson, essas são falhas negligentes, assim como a falta de extintores de incêndio, por exemplo.

"Os tocos de cigarros jogados perto de aparelhos eletrônicos são um risco alarmante em locais fechados como o caso da Assembleia Legislativa", afirma o capitão. Além da possibilidade de incêndio, a saúde do trabalhador também é levada em conta para a plenitude da segurança no trabalho, já que a sanidade individual, quando corre risco, pode influenciar o local.

Segundo capitão Edson, os fios dos computadores devem estar sempre escondidos do fluxo de pessoas, porque podem provocar incêndios. "Além disso, todos os aparelhos eletrônicos têm de ser desligados da tomada, se possível, a chave que desliga a energia do local", enfatizou.

Extintor de incêndio

O extintor de incêndio é uma das grandes preocupações do Corpo de Bombeiros ao analisar a segurança do local de trabalho. "Todos os funcionários da empresa ou do prédio ou de qualquer lugar que confine pessoas precisam saber onde se encontram os extintores de incêndio", esclarece capitão Edson.

O número de extintores é definido pelos critérios do Corpo de Bombeiros e obedecem ao total de pessoas que circulam o local diariamente. Eles não podem estar cobertos ou escondidos e devem ser fixados na parede, quando atingem uma altura máxima de 1,5 metro.

"Para utilizar o extintor de incêndio, a pessoa deve retirá-lo da parede, retirar a mangueira difusora do extintor, romper o lacre que valida a qualidade do produto, e direcionar a mangueira na base do incêndio", explica Edson.

O capitão esclarece que, quando o incêndio tiver sido originado por líquido inflamável ou por aparelho eletrônico, o correto é utilizar o extintor de incêndio e não água, como muitos pensam.

"Apesar da eficiência do extintor de incêndio, ele deve ser uma alternativa emergencial, já que o correto é ligar para o 193 e acionar o serviço do Corpo de Bombeiros, que tem todo o aparato material e técnico para solucionar a situação", diz Edson.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.