Notícias dos Gabinetes
Doutor Joaquim destaca produção agropecuária do Oeste goiano
Ao abrir o Facebook fiquei sensibilizado com o artigo intitulado “Doutor Joaquim um líder que veio do Mato Grosso Goiano” publicado pelo advogado, escritor e articulista do Diário da Manhã, Vanderlan Domingos de Souza, que teceu comentário elogioso ao meu trabalho e destacou também a minha luta incessante como ex-presidente da AGM em defesa da região e principalmente de minha cidade de Jussara onde fui prefeito por dois mandatos. É público e notório que o agronegócio é a principal atividade econômica da Região Oeste Goiano – Eixo GO-060, comumente chamado de Mato Grosso Goiano, por se encontrar na divisa com o estado de Mato Grosso.
Essa região, que possui um total de 43 municípios engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
A região que denomino de Mato Grosso goiano, comentada pelo nobre articulista do DM, tem uma participação significativa no cenário goiano e nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam. Isso tem ocorrido em razão de investimentos em tecnologias pelos proprietários rurais, especialmente naquelas propriedades de produção tradicional. Os recursos são aplicados na compra de maquinários modernos, insumos agrícolas, e na utilização de mão de obra especializada (técnicos) para o perfeito desenvolvimento das atividades. Em suma, o que tem ocorrido é um processo de modernização intensa do campo na região. É possível identificar áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas, quais sejam: arroz, soja, algodão e ultimamente, vislumbra-se o crescimento vertiginoso da cana-de-açúcar, mais a Oeste da região, cujas empresas produtoras pagam um bom preço ao proprietário da terra.
Historicamente, a região Oeste sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia da região, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e equinos.
Preocupado com o escoamento dessa produção, estive recentemente em audiência com o governador Marconi Perillo e este, sempre receptivo, atendeu meu pleito no tocante a vários projetos para a região e entre eles, os relacionados à reconstrução de estradas e recapeamento de rodovias. Ele garantiu que em breve as máquinas entrarão na Rodovia que liga Jussara a Buriti de Goiás. Diz um provérbio japonês que pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota, então, aos meus caros eleitores quero afirmar que estou consciente de estar cumprindo o meu dever e que a minha luta continuará em prol do desenvolvimento de nossa querida região.