Memória do Legislativo

Crédito: Sérgio Rocha
Memória do Legislativo
Entrevista com Adhemar Santillo
Ex-deputado Adhemar Santillo fala de sua carreira política para a TV Assembleia. Entrevista está na programação da emissora.

A Assembleia Legislativa, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), gravou entrevista com o ex-deputado Adhemar Santillo, do antigo MDB. A entrevista foi feita nos estúdios da TV Assembleia para o programa Memória do Legislativo, e está sendo exibida pelo canal 8 da Net e pelo site da Casa. O programa vai ficar no ar durante o recesso da Assembleia.

Adhemar Santillo, que iniciou sua carreira na política estudantil, recordou que quando assumiu a cadeira na 7ª Legislatura (1970), a atividade parlamentar na Casa enfrentava muitas dificuldades. Naquele período, apenas dois partidos eram ativos no país, a Arena e o MDB.

"Como a legislatura anterior foi colocada em recesso pelo Regime Militar, a retomada dos trabalhos foi muito tumultuada. Nós fazíamos oposição à Arena e representávamos o descontentamento do povo goiano com os rumos de Goiás e do Brasil, comandado pelos militares. Nosso objetivo era de enfrentamento à ditadura. O MDB tinha uma bancada muito pequena na Assembleia, mas de muita garra", relatou.

De acordo com ele, o trabalho da bancada, com a reativação da Assembleia, foi de estruturar o MDB em Goiás. Alcançado esse objetivo, o partido começou a crescer na Casa e venceu eleições para o Senado Federal, em 1974 e em 1978.

Um ano antes de Adhemar ser eleito deputado estadual, seu irmão, Henrique Santillo, assumiu a Prefeitura de Anápolis, iniciando ali a carreira de um dos maiores líderes políticos da história de Goiás. Henrique foi senador e governador do Estado.

Para o ex-deputado, a sigla MDB foi protagonista na redemocratização do Brasil, sob o comando de Ulisses Guimarães. Ele declarou sua admiração pelo deputado federal constituinte, que foi decisivo para a retomada das eleições diretas para Presidente e para a promulgação da Carta de 1988.

Adhemar Santillo, natural de Ribeirão Preto (SP), foi também deputado federal (1975-1987) e prefeito de Anápolis (1985-1988). Fora da política, atua como radialista e comerciante. Ele nasceu em 13 de novembro de 1939.