50 anos do Agostiniano
Por iniciativa do deputado Francisco Júnior (PSD), a Assembleia Legislativa homenageou os 50 anos do Colégio Agostiniano na noite desta segunda-feira, 24. A solenidade teve lugar no Plenário Getulino Artiaga da Casa.
Na sessão especial, padres e funcionários do colégio receberam certificados como homenagem e agradecimento pelos relevantes serviços prestados. Entre os agraciados estão os padres José Florêncio Blanco Melon, Fidel Revuelta Gonzales, Angel Escapa e Rafael de La Torre Vargas.
Também receberam certificados as professoras Alice Soares Fernandes, Eugênia Santos de Miranda, Terezinha Amaral Cavalcante e Maria Zélia Pinheiro, a ex-funcionária Agmar Gomes de Morais, a funcionária Márcia Portilho de Oliveira Rosa e o aluno da turma de 1964 José Roberto França Felga.
O Ministério das Comunicações, representado na pessoa do diretor regional adjunto dos Correios e Telégrafos de Goiás, Valdeir Pimenta, lançou o selo personalizado em comemoração ao cinquentenário do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, no Plenário Getulino Artiaga.
Francisco Jr. concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao padre César Rafael Rodriguez Martinez, diretor do Colégio. Ele destacou o trabalho do religioso em prol da manutenção da vocação científica e cristã do colégio.
Na mesma oportunidade, o padre José Florêncio Blanco Melon também recebeu a mais alta honraria concedida pela Casa. "Não é exagero nenhum dizer que nossas vidas foram transformadas pela convivência com o senhor", disse Francisco Júnior, dirigindo-se ao religioso.
Autor da homenagem
Após transferir a presidência ao deputado Bruno Peixoto (PMDB), o deputado Francisco Júnior (PSD) subiu à tribuna para celebrar os cinquenta anos do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, instituição de ensino católica que já contou com os dois parlamentares em seu alunado.
O deputado lembrou que a instituição de ensino contribuiu essencialmente para a boa formação de várias gerações de alunos. "Estão aqui presentes ex-alunos, hoje comerciantes, juízes, médicos, políticos, mas, sobretudo, pessoas de bem", constatou.
Prosseguido em seu discurso, Francisco Júnior disse que o modelo educacional do colégio pôde, ao longo dos cinquenta anos de sua existência, contribuir para a difusão de um modelo de sociedade mais justo, humano e igualitário, calcado na generosidade e tolerância propugnadas pela doutrina cristã.
O parlamentar destacou ainda que, para além da difusão de conhecimentos técnicos, o colégio contribuiu para a difusão de valores éticos. "Seguindo uma bem-sucedida política de resultados, o Agostiniano foi o primeiro colégio a implantar o ensino em tempo integral, e hoje é uma das melhores instituições de ensino goianas".
Francisco Jr. concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao padre César Rafael Rodriguez Martinez, diretor do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima. Ele destacou o trabalho do religioso em prol da manutenção da vocação científica e cristã do colégio.
Na mesma oportunidade, o padre José Florêncio Blanco Melon também recebeu a mais alta honraria concedida pela Casa. "Não é exagero nenhum dizer que nossas vidas foram transformadas pela convivência com o senhor", disse Francisco Júnior, dirigindo-se ao religioso.
Padre César
Natural da província de Castela, na Espanha, o agostiniano chegou em Goiás nos anos de 1950, na prelazia de Jataí, e depois mudou-se para Goiânia, onde foi um dos responsáveis pela consolidação do Colégio Agostiniano, cuja história se mescla à da capital goiana a partir de sua fundação, em 1964.
Da tribuna, o padre lembrou que, desde aquela época, os valores morais, humanos e cristãos têm alicerçado e moldado todas as gerações de alunos que passaram pelo colégio - hoje um dos pilares da educação goiana.
"Obrigado pela confiança de todos, muitos dos quais vieram de tão longe para compartilhar conosco esta alegria", encerrou, não se esquecendo de atribuir a Deus o sucesso da instituição de ensino.
Em outra ocasião, o religioso já havia sido agraciado pelo Parlamento com o Título de Cidadão Goiano.
Mesa da solenidade
Compuseram a Mesa Diretiva, ao lado do deputado Francisco Júnior: a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Ester Galvão Carvalho, que representou o governador Marconi Perillo (PSDB); o diretor do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, Padre César Rafael Rodriguez Martinez; o diretor regional dos Correios e Telégrafos de Goiás, Sérgio Douglas Repolho Negri.
E ainda: Padre José Florêncio Blanco Melón, representante do prior provincial, padre Ángel Escapa; o assessor parlamentar Joaquim Lemos de Macedo Neto, representante do senador Cyro Miranda (PSDB); e o assessor parlamentar João Vanderlei de Ávila, representante do senador Wilder Morais (DEM).