Homenagens
O deputado Francisco Oliveira (PHS), presidiu os trabalhos da sessão especial em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na manhã desta segunda-feira, 28, no Plenário Getulino Artiaga da Casa. Na ocasião, personalidades portadoras de necessidades físicas, visuais e intelectuais receberam certificados e medalhas Pedro Ludovico Teixeira pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana e ao Estado de Goiás.
Compuseram a mesa dos trabalhos o autor da proposta, deputado Francisco Oliveira, juntamente com secretário Extraodinário de Estado, Antonio Faleiros Filho (PSDB), nesta ocasião representando o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
Também ocuparam a mesa o procurador da República, Cláudio Drewes José de Siqueira; o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Fernando Krebs; secretária executiva de Políticas Públicas da Secretaria Cidadã, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho; e a homenageada com o título de Cidadã Goiana, presidente da Associação Goiana das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás, Vera Balbino Rodrigues Machado.
O parlamentar abriu a sessão lembrando que no último dia 21, foi celebrada nacionalmente o Dia de luta da Pessoa com Deficiência. “Foi um momento simbólico mais muito importante para refletirmos sobre as ações efetivas de inclusão em nossa sociedade e novas iniciativas em benefício dessa parcela da população”.
Segundo o censo de 2010 chega a 45,6 milhões de brasileiros e o número representa 23,9% da população do país. Em Goiás, são 1,4 milhão de pessoas, o equivalente a 23,8% da população goiana.
Contou que luta pela causa há mais de 20 anos, desde a época de vereador. “Quem me conhece, com certeza sabe um pouco do meu histórico de atuação ao lado de entidades como Adfego, Apae, Associação dos Surdos, Pestalozzi e muitas outras instituições que respeito muito pelo serviço prestado”.
Apresentou ao público também seus projetos do primeiro semestre de mandato na Assembleia Legislativa. Os três projetos de lei amparam o segmento.
O primeiro traz a destinação de reserva de vagas às pessoas com deficiência nas contratações em entidades e órgãos públicos sendo o número reservado de 2% a 5% do total de funcionários. A segunda proposta traz a alteração na Lei nº 16248/2008, que dispõe a reserva de 10% de vagas de estágio para as pessoas com deficiência na Administração Direta e Indireta do Estado de Goiás. E o terceiro projeto trata sobre a prioridade para o cidadão com deficiência na tramitação dos procedimentos administrativos e judiciais.
“São muitas as demandas mas vou reforçar o meu compromisso, e também dessa Casa, em trabalhar para atender as necessidades da pessoa com deficiência para construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse Francisco.
A Presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Ester Alves Pacheco, destacou a atuação da entidade na luta em busca de benefícios para os portadores de necessidades especiais. De acordo com Ester Pacheco há possibilidade de buscar muitas melhorias com pouco orçamento.
“Temos que mostrar para os 45 milhões de brasileiros portadores de alguma deficiente que existem possibilidades de melhores condições de vida”, falou a presidente da entidade, agradecendo a honraria recebida pelo Parlamento goiano.
A homenageada com o título de Cidadã Goiana, presidente da Associação Goiana das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás, Vera Balbino Rodrigues Machado, se comunicou com o público por meio da língua de sinais (Libras). Vera disse que estava emocionada pois “agora não é mais carioca e sim goiana”. Ela ainda agradeceu a honraria recebida e disse que a busca por melhorias continua.
Também a secretária executiva de Políticas Públicas da Secretaria Cidadã, Maria de Fátima Rodrigues Carvalho agradeceu a honraria recebida e disse que é preciso que os portadores de necessidades especiais se unam para que ganhem força na busca de conquistas.
“Hoje eu sinto que o segmento tem um braço forte com a intenção de nos apoiar. Precisamos saber usar esses mecanismos em busca de melhorias das Políticas Públicas para os Deficientes”, declarou Maria Fátima.
O procurador da República, Cláudio Drews José de Siqueira, enalteceu a falta de atitude, por parte do Poder Público na confecção de leis e orientações em relação aos portadores de necessidades especiais. Para ele, não bastam apenas estruturas físicas e sim também existem as necessidades de políticas voltadas ao público.
“Quando entrei no Ministério Público me perguntaram se eu iria abraçar a causa dos deficientes. Como eu sou mais afetado pelas dificuldades tenho conhecimento e interesse em atuar nessa área", finalizou o procurador da República.
Homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovido Teixeira
Hélvio António de Oliveira – ex-presidente da Associação Goiana dos Surdos de Goiânia
Adriane Maria de Almeida – Presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás
Ester Alves Pacheco – Presidente da Federação Nacional do Associação Pestalozzi
Fabrício António Almeida de Britto – Advogado
Trajano Figueiredo da Silva – Coordenador do Centro Estadual de Referência à Pessoa com Deficiência
Certificados
Ana Maria Ferreira Motta Fernandes – Presidente da Associação Down de Goiás
André Jonas de Campos – Advogado da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás
Antônio Gomes Ferreira – Presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Senador Canedo
Armelinda Aparecida de Morais – Associação Pestalozzi de Goiânia
Cláudio Drews José de Siqueira – Procurador da República
Eliezer Rangel Cordeiro – Advogado
Isaura Firmino Gomes – Primeira Associada da ADFEGO
Jacinto Brás da Silva – Fundador da Associação do Deficiente Físico de Rio Verde
Jane Karla Rodrigues – Atleta Paraolímpica de Tiro com Arco
Janilda Guimarães de Lima – Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás
Jesualda Gonçalves Leão – Assistente de Gestão Administrativo da Secretaria da Educação
Karina Mesquita de Carvalho – Psicóloga e Produtora Nacional do Projeto Vêm Inclusão
Lenita Cristina Silva de Resende – Coordenadora da Associação de Assistência e Proteção aos Direitos da Família e do Cidadão
Leomar José de Castro – Advogado
Lorena Resende Carvalho – Gerente de Ensino Especial da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esporte
Luiza Alves da Silva – ADFEGO
Márcia Ferreira – Fundadora da Associação de São Simão
Marcos Henrique Borges – Fonoaudiólogo e diretor da APAe
Marcos Vinícius Calixto – Associação dos Surdos de Goiânia
Maria da Glória Silva da Costa – Vice-presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista
Maria de Fátima Rodrigues Carvalho – ADFEGO
Maria José de Carvalo – Professora
Maurício Rodrigues Porto – Associação Pestalozzi de Goiânia
Nélia Corrêa Batista – Psicopedagoga
Patrícia Souza Oliveira – Presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás
Regiane da Silva Pereira – Presidente da Associação dos Deficientes de Trindade
Sérgio Daher – Médico
Tênio do Prado – Advogado
Thais Fraga Severo – Tenista de mesa – paraolímpica
Wander Saraiva de Carvalho - Cadeirante
Título de Cidadã Goiana
Vera Balbino Rodrigues Machado - presidente da Associação Goiana das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás