Fórum de Diretores
Diretor-Geral da Assembleia Legislativa de Goiás, o advogado Fabiano Gomes de Oliveira foi reeleito por aclamação para mais um ano de mandado como presidente do Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas (FORDG). A eleição ocorreu nessa quarta-feira, 1º, após os debates e mesas-redondas da 14ª reunião da entidade, realizada dentro da Conferência da Unale, em Aracaju. O Presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), acompanhou a reunião da entidade.
Fabiano Gomes disse que o balanço do encontro do FORDG foi muito positivo. Para ele, o objetivo de fortalecer a integração e a troca de experiências entre as casas legislativas foi alcançado.
O Diretor-Geral informou que deverá ser discutida em Brasília – junto com dirigentes das Assembleias de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Tocantins – uma proposta para se criar um projeto de governança. Fabiano Gomes disse ainda que o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos de Castro, se ofereceu para auxiliar na elaboração da minuta da matéria, e convidar o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, a participar da reunião da entidade.
“Fortalecemos o alinhamento entre as Casas em busca de ações de transparência, que tem sido uma preocupação constante da sociedade. Mais que prestar contas, a transparência permite ao gestor a segurança jurídica necessária aos seus atos, aproximando as pessoas do poder público e estimulando o debate saudável sobre qual país queremos construir juntos”, afirmou o presidente do FORDG.
Durante o evento do FORDG, destacou-se a palestra "Poder Legislativo e Governança", ministrada pelo presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos de Castro. De acordo com Fabiano Gomes, na oportunidade foi apresentado o modelo de governança que está sendo debatido entre as cortes de contas de todo o país. O procurador da Assembleia goiana Gabriel Ricardo Jardim Caixeta debateu o tema "Gestão Estratégica de Pessoas", ambas durante a manhã.
“Esse modelo de Governança tem sido inclusive adotado pelo TCU. O Parlamento goiano vai aplicar as melhores ferramentas de gestão apresentadas do evento. O doutor Gabriel Ricardo apresentou aos diretores-gerais das demais Casas Legislativas do país a experiência goiana em gestão de pessoas”, afirmou.
À tarde, houve mais duas palestras. "Processo Legislativo Eletrônico na Assembleia de Minas Gerais", teve como palestrante a secretária-geral adjunta da Assembleia mineira, Carla Prates de Azevedo Silva. O secretário de Tecnologia da Informação de Goiás, Leonardo Rassi Neto, encerrou o ciclo de debates, com o tema "A mudança de paradigma de transparência para uma escola de dados e as novas tendências em tecnologias para o Poder Legislativo".
“Em novembro, o FORDG deverá se reunir novamente, desta vez em São Paulo, para aprofundar os debates provocados durante o encontro em Aracaju. As medidas propostas estão ainda em fase inicial, mas devemos aperfeiçoar o que foi apresentado e aprofundar em temas relevantes, como processo eletrônico. O modelo apresentado pela Drª Carla Prates permite, por exemplo, que qualquer parlamentar apresente alguma matéria de qualquer lugar do mundo”, informou.