Ícone alego digital Ícone alego digital

Fórum de Diretores

02 de Junho de 2016 às 16:07
O diretor geral da Assembleia goiana, Fabiano Gomes, é reeleito presidente do Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas(FORDG).

Diretor-Geral da Assembleia Legislativa de Goiás, o advogado Fabiano Gomes de Oliveira foi reeleito por aclamação para mais um ano de mandado como presidente do Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas (FORDG). A eleição ocorreu nessa quarta-feira, 1º, após os debates e mesas-redondas da 14ª reunião da entidade, realizada dentro da Conferência da Unale, em Aracaju. O Presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), acompanhou a reunião da entidade.

Fabiano Gomes disse que o balanço do encontro do FORDG foi muito positivo. Para ele, o objetivo de fortalecer a integração e a troca de experiências entre as casas legislativas foi alcançado.

O Diretor-Geral informou que deverá ser discutida em Brasília – junto com dirigentes das Assembleias de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Tocantins – uma proposta para se criar um projeto de governança. Fabiano Gomes disse ainda que o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos de Castro, se ofereceu para auxiliar na elaboração da minuta da matéria, e convidar o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, a participar da reunião da entidade.

“Fortalecemos o alinhamento entre as Casas em busca de ações de transparência, que tem sido uma preocupação constante da sociedade. Mais que prestar contas, a transparência permite ao gestor a segurança jurídica necessária aos seus atos, aproximando as pessoas do poder público e estimulando o debate saudável sobre qual país queremos construir juntos”, afirmou o presidente do FORDG.

Durante o evento do FORDG, destacou-se a palestra "Poder Legislativo e Governança", ministrada pelo presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos de Castro. De acordo com Fabiano Gomes, na oportunidade foi apresentado o modelo de governança que está sendo debatido entre as cortes de contas de todo o país. O procurador da Assembleia goiana Gabriel Ricardo Jardim Caixeta debateu o tema "Gestão Estratégica de Pessoas", ambas durante a manhã.

“Esse modelo de Governança tem sido inclusive adotado pelo TCU. O Parlamento goiano vai aplicar as melhores ferramentas de gestão apresentadas do evento. O doutor Gabriel Ricardo apresentou aos diretores-gerais das demais Casas Legislativas do país a experiência goiana em gestão de pessoas”, afirmou.

À tarde, houve mais duas palestras. "Processo Legislativo Eletrônico na Assembleia de Minas Gerais", teve como palestrante a secretária-geral adjunta da Assembleia mineira, Carla Prates de Azevedo Silva. O secretário de Tecnologia da Informação de Goiás, Leonardo Rassi Neto, encerrou o ciclo de debates, com o tema "A mudança de paradigma de transparência para uma escola de dados e as novas tendências em tecnologias para o Poder Legislativo".

“Em novembro, o FORDG deverá se reunir novamente, desta vez em São Paulo, para aprofundar os debates provocados durante o encontro em Aracaju. As medidas propostas estão ainda em fase inicial, mas devemos aperfeiçoar o que foi apresentado e aprofundar em temas relevantes, como processo eletrônico. O modelo apresentado pela Drª Carla Prates permite, por exemplo, que qualquer parlamentar apresente alguma matéria de qualquer lugar do mundo”, informou.

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.